UFFS – Inscrições para Olimpíadas de Matemática podem ser feitas até dia 15

Estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até estudantes matriculados em qualquer série do Ensino Médio podem participar de treinamentos, ter acesso a materiais específicos e testar seus conhecimentos em Matemática na III Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. Para isso, as escolas precisam se inscrever até o dia 15 de agosto.

Conforme Milton Kist, professor da UFFS – Campus Chapecó que coordena a OMOC, esse é um momento ímpar para a Instituição, para as escolas e principalmente para os alunos das escolas. “As Olimpíadas são uma oportunidade para os alunos da educação básica estudarem abordagens matemáticas que nem sempre são contempladas pelos livros didáticos. São problemas desafiadores. Em particular na OMOC, por se tratar de uma Olimpíada Regional, é possível estabelecer um diálogo mais próximo com professores, gestores e alunos”, frisa.

Além disso, o professor ressalta que o raciocínio lógico é bastante utilizado para a solução dos problemas olímpicos. “Na maioria das vezes a resolução não é imediata, faz-se necessário montar uma estratégia de resolução. A maior parte dos problemas pode ser resolvida com mais de uma estratégia, então quanto mais criativo o aluno for mais sucesso ele terá na resolução dos problemas. Por outro lado, quanto mais contato ele tiver com problemas dessa natureza maior será seu repertório, ampliando sua criatividade – habilidade que é útil em todas as áreas do conhecimento”.

Inscrições

A inscrição pode ser feita por e-mail, por telefone ou pelo envio da ficha preenchida pelos correios. As escolas podem buscar a ficha de inscrição no site da OMOC e, posteriormente, enviar as informações para omc@uffs.edu.br, ou pelo telefone (2049-65852 ou 99807-8865), ou, ainda, pelo correio, para Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Chapecó-SC, Rodovia SC 484 Km 02, Fronteira Sul, CEP 89815-899 (A/C professor Milton Kist). A ficha está no site da OMOC.

Depois, os alunos interessados farão as inscrições diretamente com o coordenador ou professor responsável da escola participante. O número de participantes é livre, contudo, a escola deverá passar a informação do número de participantes à coordenação da OMOC, por e-mail, quando solicitada.

Para o professor Milton, o suporte dado pela UFFS, além de possibilitar a melhora do aprendizado dos alunos envolvidos, dá a chance aos professores de terem contato com o material, que poderá ser usado, posteriormente, em aulas. “O nosso treinamento potencializa e auxilia a escola a ter melhores desempenhos em outras a olimpíadas nacionais. Outro ponto importante é o envolvimento das famílias com as olimpíadas. Isso favorece que a família esteja mais presente nas atividades escolares, o que é fundamental para um bom funcionamento da escola”, destaca.

Treinamentos

A preparação dos participantes da OMOC terá o apoio da organização do evento. Estarão disponíveis, listas de problemas de olimpíadas anteriores e suas resoluções. A ideia, conforme Kist, é que a seleção de problemas seja resolvida pelos estudantes, seguida de uma reflexão individual sobre cada um, além de uma discussão entre os alunos e, por fim, uma discussão e análise crítica entre alunos e professores.

Há possibilidades, também, de treinamentos na própria UFFS. “Nos treinamentos os monitores trabalharão estratégias de resolução de problemas que são úteis não apenas para as Olimpíadas de Matemática, mas para todas as áreas do conhecimento”, explica o professor.

Para os níveis I (alunos que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental), II (alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino fundamental) e nível III (alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da prova da OMOC ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da prova da OMOC), haverá treinamentos no Campus Chapecó. Também haverá dias de treinamentos na Reitoria da UFFS (antigo Colégio Bom Pastor) para os níveis I e II. Os interessados poderão acompanhar os treinamentos nos dois espaços.
É disponibilizado transporte gratuito aos alunos que queiram fazer os treinamentos na UFFS – Campus Chapecó. A escola precisa, apenas, comunicar o interesse em participar, com, pelo menos, sete dias de antecedência para a organização do transporte. No campus, os estudos acontecem às segundas-feiras, de 12 de agosto, a 21 de outubro.

Já na Reitoria, os treinamentos serão nas terças-feiras. Não há necessidade de agendar, cada aluno poderá participar de alguns ou de todos os dias de treinamento, e o deslocamento ficará a cargo do próprio aluno ou da escola. No Centro, os treinamentos serão nos dias 13 e 27 de agosto, 10 e 24 de setembro, 8 e 22 de outubro.

Para o professor Milton, a expectativa é que o contato dos alunos com as questões olímpicas crie neles o desafio de resolver os problemas. “E, por consequência, que eles se sintam motivados a estudar de maneira geral, mas em particular a Matemática, uma vez que a maioria das questões exige uma boa dose de raciocínio lógico e estratégias de resolução”.

Importância das olimpíadas

O professor aponta que as olimpíadas são “democráticas”, dando oportunidade a todos os interessados participarem. Além disso, ele considera que “oportunizar aos alunos o contato com uma matemática mais desafiadora é muito bom. Ver o brilho no olhar dos alunos quando eles conseguem resolver os problemas é muito gratificante. Outro momento muito gratificante é o momento da premiação, dá gosto (uma satisfação muito grande) ver no rosto dos alunos, dos professores das escolas e dos familiares; o brilho no olhar e o sentimento de orgulho, o que, com certeza, faz com os alunos se dediquem cada vez mais aos estudos e para isso tenham a parceria da família, que é extremamente importante para a escola”.

Ele também salienta o papel social da universidade e as interações que as olimpíadas geram, especialmente com a prefeitura de Chapecó. “Nas duas primeiras edições tivemos a participação muito significativa da rede pública de ensino, principalmente da rede municipal de Chapecó, com a qual tem uma forte parceria, inclusive em outros projetos”, finaliza Kist.