UFGD adere à mobilização nacional em prol da vacinação

A UFGD aderiu à mobilização nacional em prol da vacinação que acontecerá em todo o País neste mês de outubro. O objetivo é apoiar as estratégias da campanha “Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela Saúde Infantil”, desenvolvida pelo Rotary Club de Campo Grande e pela Secretaria de Estado de Saúde, que visa ampliar os índices de cobertura por vacinação da população sul-matogrossense.

Conforme explicou o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda, o propósito é buscar os vários setores da sociedade para ajudar a sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação. “O Rotary Internacional tem uma história pela erradicação da paralisia infantil, iniciada na década de 1970 nas Filipinas, que na época desenvolveu a campanha de combate à pólio e que hoje vive o pesadelo desta doença erradicada em 1993 voltar”, enfatizou.

A UFGD vai utilizar, neste mês de outubro, os meios oficiais de divulgação para informar sobre a campanha em Mato Grosso do Sul. “Aqui se encontra a elite pensante do Estado e as palavras da UFGD têm peso sobre a sociedade”, destacou o vice-presidente do Club, João Miguel de Souza.

Participaram da reunião no Gabinete da Reitoria, a pró-reitora de Ensino de Graduação (PROGRAD) Selma Helena Marchiori Hashimoto, o assessor da PROGRAD Wagner Vicentin, o representante do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI/UFGD), professor Clandio Ruviaro, e os membros do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda, João Miguel de Souza e Ana Luzia Martins.

A CAMPANHA

Entre os dias 7 e 25 de outubro, o Ministério da Saúde vai realizar a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. No dia 19 de outubro acontecerá em todo o País o Dia de Mobilização Nacional, Dia D, momento em que todas as vacinas de rotina serão oferecidas à população-alvo, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.

O objetivo desta Campanha é vacinar seletivamente contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (primeira etapa da campanha) e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos de idade (segunda etapa da campanha) visando interromper a circulação viral e controlar o sarampo no País.