UFGD coordena projeto para qualificar agentes indígenas de saúde e de saneamento

 Atuação será nas aldeias de MS

Na manhã de ontem, 7 de maio, a Reitora da UFGD, Liane Maria Calarge e o Vice-Reitor, Marcio de Barros, reuniram-se com o representante do Núcleo de Saúde Indígena do HU, Glênio Alves de Freitas; a diretoria da Escola Técnica do SUS do MS e equipe do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), para tratar do projeto que irá qualificar os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) atuantes nos 15 polos base localizados no Estado. O Projeto idealizado pela SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) terá a coordenação da UFGD e tem como objetivo principal, qualificar estes profissionais para que atuem em atividades de prevenção e promoção da saúde nas aldeias do MS.

Para a aplicação do projeto, será necessário o planejamento das ações, através de oficinas entre os parceiros: Escola Técnica do SUS do MS, DSEI, SESAI, SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e UFGD.

O curso de qualificação dos AIS e AISAN será executado em etapas, no período de setembro de 2018 a dezembro de 2020 e deverá dar cumprimento às Diretrizes e Orientações do Ministério da Saúde para o Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN)/2017.

Este projeto pretende qualificar 100% dos AIS e dos AISAN através de cursos/módulos temáticos. Além disso, espera-se que após a qualificação, estes profissionais consigam realizar a integração com a equipe multidisciplinar do SasiSUS (Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no SUS) e da Comunidade, com a finalidade de identificar as necessidades de saúde da população indígena e propor ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças, através de ações de educação e saúde e da participação social. Um ganho enorme aos quase 83.500 indígenas que compõem a segunda maior população indígena do país, a do Mato Grosso do Sul.