UFGD – Grupo de instituições lança projeto Ecossistema de Inovação nesta quinta-feira

Projeto é resultado de um estudo de vocações e oportunidades feito no município para potencializar a competitividade local

Um grupo de instituições, incluindo a UFGD, lança nesta quinta-feira (03/09), o projeto de desenvolvimento Ecossistema de Inovação, resultado de um mapeamento de vocações e oportunidades na região da Grande Dourados. O lançamento vai acontecer com palestra on-line, às 14h, do cientista, professor e empreendedor Silvio Meira.

O ecossistema de inovação é um ambiente onde diversos atores públicos e privados e instituições voltadas à inovação atuam de forma conjunta e interdependente, para potencializar a competitividade local. Desde o ano passado, um grupo formado pelas entidades do Sistema S, universidades, instituições de pesquisa e empresas tem construído, de forma conjunta, um plano de trabalho com as ações para desenvolver o ecossistema de inovação de Dourados.

Inicialmente, a equipe fez um mapeamento do ecossistema de inovação do município e, após isso, foi estruturado o planejamento com as ações, a partir de uma metodologia criada pelo Sebrae Paraná, em parceria com a Fundação CERTI, de Santa Catarina. O fruto desse trabalho é o relatório que também será apresentado para a comunidade no evento de lançamento do projeto Ecossistema de Inovação.

“O lançamento do trabalho de inovação em Dourados e região vem sendo construído desde o ano passado, envolvendo instituições públicas e privadas, para que, juntos, possamos desenvolver o território, baseado em suas vocações, que poderão promover o desenvolvimento das pequenas empresas dessa região, através de ações conectadas entre as instituições”, afirma a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França.

O relatório traz os resultados do planejamento do Ecossistema de Inovação de Dourados considerando vocações, potenciais, tendências, oportunidades, atores, vertentes do radar de inovação, pontos fortes e fracos, nível de maturidade, estratégias prioritárias e plano de ação para os próximos cinco anos.

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever previamente pelo link: https://eventos.unigran.br/ecossistema-inovacao

SOBRE O PALESTRANTE

Silvio Meira é professor extraordinário da escola de inovação Cesar School, fez parte do corpo docente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e foi professor associado da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). É membro dos conselhos da Magalu, MRV, CI&T e Capes.