UFGD integra Rede de Programas de Pós-Graduação em Interculturalidades e Movimentos Socioterritoriais na América Latina

Programas de pós-graduação do Brasil, do México e da Colômbia se reuniram em Brasília e como resultado do encontro houve a criação de uma rede de cooperação

Universidades do Brasil, do México e da Colômbia integram agora a Rede de Programas de Pós-Graduação em Interculturalidade e Movimentos Socioterritoriais na América Latina (TEIAL), criada como resultado do Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação Interculturais: inovações, avanços e desafios, que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, na Universidade de Brasília (UnB). A UFGD esteve presente, por meio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade, vinculado à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), e integra a Rede juntamente com outros seis programas.

A ideia da Rede é a construção conjunta de iniciativas de formação, em nível de pós-graduação, no campo da interculturalidade e dos movimentos socioterritoriais. Esses cursos têm se multiplicado pouco a pouco na América Latina, incluindo mestrados acadêmicos e profissionais, e têm se dedicado a formar sujeitos comprometidos com a transformação social e a defesa de direitos de povos indígenas, quilombolas, camponeses e comunidades tradicionais.

Segundo a professora da UnB e organizadora do Seminário, Ana Tereza Reis da Silva, o objetivo da Rede é prosseguir com as atividades de intercâmbio e apoio mútuo para o fortalecimento de todos os programas de pós-graduação envolvidos. Durante o Seminário, houve a troca de experiências e a construção de uma agenda comum de trabalho.

A TEIAL volta a se reunir em setembro de 2020 – nessa ocasião, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – para a realização de um segundo seminário de intercâmbio. A programação será divulgada nos canais de comunicação dos programas de pós-graduação que compõem a Rede.

Integram a TEIAL os seguintes programas:

Licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG)

http://intercultural.letras.ufg.br
Maestría en Educación Intercultural para la Sustentabilidad (MEIS), da Universidad Veracruzana de México (UV)

https://www.uv.mx/MEIS/
Maestría en Estudios Interdisciplinarios del Desarrollo (MAEID), da Universidade de Cauca na Colômbia (UNICAUCA)

http://www.unicauca.edu.co/posgrados/programas/maestria-en-estudios-interdisciplinarios-del-desarrollo
Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (Territorial), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

https://www.ippri.unesp.br/#!/territorial
Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT), da Universidade de Brasília (UnB)

http://www.mespt.unb.br

Mestrado Interdisciplinar em Educação e Territorialidade (PPGET), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

https://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-educ-territorialidade/index

Jornalismo ACS/UFGD