UFGD – Mapa interativo atualiza os números da covid-19 em cada município de MS

  Os dados são coletados diariamente nos boletins oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul

Casos confirmados, suspeitos, descartados e óbitos por covid-19 estão registrados em um mapa interativo de Mato Grosso do Sul disponível no endereço: https://covid19ms.netlify.app/.

O website foi criado por estudantes de Engenharia de Computação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e possibilita que qualquer pessoa com acesso à Internet possa consultar a situação da cidade de seu interesse em MS.

Já sobre o cenário nacional, o website mostra os números de casos confirmados, as mortes e o porcentual de letalidade por estado, apresentados no formato de tabela. Tudo elaborado para ser dinâmico e intuitivo na divulgação das principais informações sobre o período da pandemia do novo coronavírus.

Os dados são cumulativos, coletados automaticamente de março até hoje e atualizados diariamente, às 17h, com base nos boletins oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa resultou no alcance de 17.319 visualizações e de 3.492 usuários, de acordo com levantamento feito no dia 22 de setembro. Intitulado “Mapa covid-19: Informações sobre a quantidade de casos nos estados do Brasil e nos municípios de Mato Grosso do Sul”, o projeto foi cadastrado no edital de seleção de ações de combate à covid-19 feito pela UFGD por meio do Comitê Operativo de Emergência e pelas Pró-reitorias de Ensino de Graduação (PROGRAD), de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) e de Extensão e Cultura (PROEX).

O coordenador do projeto é o professor Everton Castelão Tetila e o website foi idealizado e desenvolvido pelos estudantes Felipe Natan dos Santos e Matheus Vieira Zarate, que tiveram a oportunidade de articular Ciência e Tecnologia com a necessidade urgente de informação da população sobre o tema.

Felipe Natan, de 21 anos, conta que assim que o período de quarentena começou, eles sentiram a responsabilidade de fazer algo para contribuir durante esse momento histórico difícil e retribuir para a sociedade a gratidão pela oportunidade de estudar em uma universidade pública. “Dessa forma, espero, de coração, que o nosso projeto realmente tenha sensibilizado as pessoas sobre o avanço da pandemia e a importância de mantermos o distanciamento social”, deseja Felipe.
Nesse sentido, Matheus Zarate, de 23 anos, acredita que o website ajudou a mostrar o alastramento do vírus de forma interativa por meio do mapa e a conscientizar sobre a agressividade da covid-19 através dos dados. Na tarde de 1º de outubro, o número de mortes em Dourados era de 92, em Mato Grosso do Sul de 1.172 e no Brasil de 143.952.

Além da contribuição social, os estudantes puderam enriquecer sua formação acadêmica, já que entre os objetivos do projeto estava o de fornecer material didático de conceitos, técnicas e frameworks de web design para o planejamento da disciplina de Técnicas de Desenvolvimento Web.

Os dois estudantes aprenderam muito. Matheus disse que melhorou os conceitos e a experiência em desenvolvimento web e Felipe conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um projeto real e ainda aprendeu vários assuntos e conceitos novos com a busca por desenvolver um website de alta qualidade.
O website está hospedado em um servidor gratuito, não tem fins lucrativos, ou seja, não monetiza as visualizações e não possui nenhum tipo de publicidade. Como foi criado para que seja responsivo, pode ser acessado em dispositivos desktop (computadores de mesa) e mobile (telefones celulares e tablets), porque está preparado para se adaptar as diferentes telas.

Jornalismo ACS/UFGD