UFJF – Arraiá, doação de sangue e inclusão são temas de live “Na hora do lanche”

O quadro “Na hora do lanche”, exibido no canal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Youtube, será transmitido ao vivo, nesta sexta-feira, 26, às 15h, no perfil  UFJF no Instagram. A live, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros, terá como  temas o Arraiá do Forum da Cultura; a Parada LGBTQI+: uma ação solidária de doação de sangue; e ainda acessibilidade e inclusão de pessoa com deficiência.

Durante todo o mês de junho, o Forum de Cultura realiza seu Arraiá, com uma série de postagens no perfil do espaço cultural no Instagram, em comemoração às festividades juninas. A live conta com a participação do diretor do espaço, Flávio Lins, para apresentar a iniciativa. “São postagens de receitas de pratos típicos das festa juninas, artesanatos para decoração de quem deseja fazer sua comemoração em casa, além de apresentação de obras do museu ligadas às festividades. É um projeto ligado ao Museu de Cultura Popular da UFJF, que funciona no Forum”, explica Lins.

live conta também com a participação da estudante de Farmácia, do campus de Governador Valadares, e bolsista do projeto de extensão “A Acessibilidade do outro é o dever de todos”, Alaine Oliveira. “Eu pretendo apresentar o projeto, quais atividades e ações que temos desenvolvido. Falar também sobre a importância da acessibilidade e da inclusão na vida de pessoas com deficiência.”

Doação de sangue

Uma das consequências do isolamento social é a diminuição dos estoques de sangue da Fundação Hemominas. Por este motivo, a fisioterapeuta residente do Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF), Clarissa Delgado, está promovendo uma campanha para estimular a doação entre a população LGBTQI+. “Recentemente houve uma mudança nos critérios, que permitiu a doação de sangue de homens que se relacionam com homens. Então a proposta é chamar as pessoas da comunidade LGBTQI+ para doarem, além de pessoas que apoiam a causa”, enfatiza Clarissa, que é também uma das convidadas da transmissão ao vivo.

Lives Na hora do lanche

Devido à pandemia e ao isolamento social, as gravações do “Na hora do lanche” também foram afetadas.O quadro é exibido tradicionalmente no canal TVUFJF. A produção de cada episódio exige várias gravações e entrevistas, além de demandar um processo de edição bem maior, que, no momento, é inviável realizar por trabalho remoto.

Por ser um quadro que traz diversão, entretenimento, informação e ser sempre pautado pela irreverência e interatividade, a equipe de Criação da UFJF decidiu manter a atração em formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram.

“Por ser um programa que tem uma comunicação direta com nossos estudantes, as lives foram uma solução para manter o Na hora do lanche. No momento atual, a informação é primordial, e quando vem agregada com alguma forma interativa diferente, ela ganha mais força ainda”, ressalta o coordenador de Criação, Matheus Sampaio.

O programa sempre abordou temas em evidência na Universidade, mas, com a pandemia, o foco das transmissões ao vivo tem sido apresentar ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus, explica a produtora do programa, Letícia Santos. “As buscas pelos temas são sempre em volta disso, mas também já tratamos de assuntos que estão em relevância no Brasil e no mundo, como as manifestações anti-racismo e violência doméstica, cujos casos aumentaram nesse período de quarentena”.