UFJF – Biblioteca com 2.500 obras sobre psicologia é inaugurada

Biblioteca foi aberta nesta sexta com a presença de estudantes e funcionários

Em visita à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde quarta-feira, 5, o pesquisador norte-americano Willian Woodward, um dos pioneiros na área da nova historiografia da psicologia, participou hoje da inauguração da biblioteca do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt (Nuhfip). A biblioteca, que recebeu o nome do próprio pesquisador, é fruto da doação do acervo pessoal de Woodward.

Entre os mais de 2.500 exemplares, estão obras em inglês, alemão e francês. Raridades do início do século XX como o primeiro dicionário de Psicologia em língua inglesa, datado de 1901, e três números da sexta edição do livro “Physiologischen Psychologie” de Wilhelm Wundt, considerada a mais importante, completam o acervo. Parte das obras passará pelo Laboratório de Conservação e Restauração de Papel do Museu de Artes Murilo Mendes.

“O acervo contém livros que são de difícil acesso, até mesmo raros. Esses exemplares agora atenderão desde a graduação à pós-graduação, servindo como base para projetos de iniciação científica, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É uma conquista para toda a instituição”, afirmou o diretor do Núcleo, professor Saulo Araujo.

Exemplares que irão compor a nova biblioteca

William Woodward é doutor em História da Ciência e Medicina pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Fundou e dirigiu, de 1975 a 2010, o Programa de Pós-graduação em História da Psicologia da Universidade de New Hampshire, o primeiro do gênero em seu país. Para o pesquisador, o homem deve se perpetuar através dos livros. “É uma honra ver meus antigos livros sendo consultados por estudantes. Aqui eles serão muito mais úteis do que na estante da minha casa. Pra mim, essa doação é uma maneira de reforçar os laços de amizade entre os dois países.”

A biblioteca, que passa por fase de catalogação, já está aberta à comunidade acadêmica. Os livros podem ser consultados no local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no 3º andar do bloco C, salas C3-14 e C3-15, no novo Instituto de Ciências Humanas (ICH). Após a catalogação completa, o acervo também será disponibilizado na internet.

Ascom UFJF

 

 

 

 

Tips for Buying a Good Smartphone
watch game of thrones online free After that Bolan married his girlfriend June Child yes

How to Become a Shoe Model
free games online Where do people get their sense of fashion

Mumbai fashion designer raped by 13 men in Dubai
games online Training to Become a Fashion Merchandiser

but does anyone else think wearing your pants like this looks silly
cheap wedding dresses Ecco CASUAL PITCH HYDROMAX

2014 Shanghai Fashion Week Spring Summer unique wedding dresses in pink colour
forever 21 050 for one CrunchTada Pizza and two beef tacos less than

‘New York’ on the Future of the ‘Times’
onlinegames he fell apart

Allen Walker Cosplay Costume Makes Your Indicate Far more Interesting
kleider There are also the facilities available to host a business event

fashion or bang up to date
ballkleider one is to not button the bottom button on jackets