UFJF – Conheça mais sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

O Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) existe desde 2009, disponibilizando mais de 340 vagas de ingresso na instituição por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O modelo é uma alternativa de renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras em que buscam orientar melhor o estudante na escolha de sua profissão e, dessa maneira, formar profissionais que atendam às necessidades da sociedade. A UFJF oferece, ainda, os bacharelados em Artes e Design e Ciências Exatas. Essa é a segunda matéria da série sobre os bacharelados interdisciplinares da Universidade.

O curso é composto por dois ciclos. O primeiro possui duração de dois anos e meio e é voltado para uma formação geral na área, na qual o aluno já recebe um diploma de bacharel em Ciências Humanas. O segundo é composto por disciplinas específicas para uma determinada formação (Filosofia, Ciências Sociais, Turismo ou Ciência da Religião), com um ano e meio a três anos de duração, dependendo da área escolhida.

Disciplinas predefinidas

O primeiro período do curso compreende um rol de cinco disciplinas predefinidas pelos departamentos que compõem o BI (Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências, História, Psicologia e Turismo), sendo que elas podem ser trocadas de um semestre para o outro.

Dessas disciplinas apenas uma, As Humanidades como Campo do Conhecimento, é obrigatória do curso. Todas as demais são eletivas e podem ser cursadas a partir do segundo período, observando as áreas do conhecimento previstas pelo Projeto Pedagógico. No quinto período, o último do primeiro ciclo, o aluno cursa as cinco disciplinas necessárias para a especificação escolhida para o segundo ciclo.

Para o coordenador do BI em Ciências Humanas, professor Sidnei Vilmar Noé, o curso pressupõe a necessidade de o ensino superior focalizar a formação integral do ser humano. “Os cursos tradicionais, muitas vezes, concentram-se na formação profissional e ignoram o ser humano que está por trás da profissão. E essa é a prioridade do nosso BI: estruturar um saber integrado que auxilie na formação intelectual do estudante e estabeleça parâmetros para a sua percepção sobre o mundo e a organização da sua reflexão.”

Vantagens

Uma das principais vantagens em cursar um bacharelado interdisciplinar está no fato de que o estudante possui o tempo necessário para o amadurecimento pessoal e acadêmico antes de tomar a sua decisão profissional. No caso do BI em Ciências Humanas, são dois anos e meio até que escolha um curso profissionalizante no segundo ciclo. Além disso, a formação interdisciplinar permite ao estudante o alargamento de seu horizonte reflexivo.

“Com os bacharelados interdisciplinares, inaugurou-se uma forma de conceber a universidade que atende às necessidades e aos anseios dos estudantes, Ao invés de submetê-los a uma grade predefinida de disciplinas, há a possibilidade de o estudante construir o seu próprio caminho de formação na universidade. Isso o conduz a uma formação mais sólida, pois o estudante está mais motivado e engajado e, certamente, o tornará um profissional mais versártil e dinâmico na análise e na busca de soluções para os dilemas modernos”, conclui Noé. Outras informações: (32) 2102 3164 (Instituto de Ciências Humans – ICH)

 

Ascom UFJF

Dresses for girls Who don t like dresses Page 1 of 2
free games online the classic design of the sheath dress always shines through

Summer Office Fashion Trends for 2011
free online games strawberry tension vol

Nike LeBron 8 V2 Black White Red 2011 Edition
mermaid wedding dresses who always looks exceptionally great

Tonights Main Event K Cold Air Intakes vs AEM Cold Air Intakes
cheap flights even if the end itself is somewhat abrupt

Britney Spears goes brunette at Elton John
jeux Consider having your stylist apply a shine treatment

Monkey Bars SMALL GOLF BAG RACK
miniclip Since David Williams is directing this show

Plus Size Clothing Without Stress
kleider how can one match dresses tones

A Sure Bet For A Successful Career
ballkleider Kilcoyne slammed the overcharging at Hollister