UFJF é parceira em evento da Mercedes Benz

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) é um dos parceiros da Jornada Move. O evento, realizado pela Mercedes Benz,  tem como objetivo criar um espaço de interação entre a empresa e os ambientes acadêmicos. A finalidade é a promoção de trabalhos e projetos disruptivos em parceria com diversas áreas do conhecimento. A atividade acontece na quinta-feira, 19, e as inscrições devem ser feitas online até esta quinta-feira, 12.

A Jornada Move, aberta aos servidores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e da UFJF, acontece nas instalações da Mercedes-Benz. Além do evento, o participante deve escolher um dia e um turno para participar da etapa prévia da Jornada, que é a visita técnica à empresa. A visitação deve ser feita entre os dias 16 e 17 de março, nos períodos da manhã ou da tarde.

Já na manhã do dia 19, acontece um encontro com todos os envolvidos que trabalham em ambiente de coworking na Mercedes-Benz, possibilitando que os pesquisadores interajam com os especialistas da empresa e apresentem brevemente propostas de projetos que podem vir a ser desenvolvidas posteriormente.

Segundo o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado,  a Mercedes-Benz convidou os pesquisadores da Universidade, juntamente aos do IF Sudeste, para conhecer as suas instalações, e em um segundo momento sugerir alternativas para soluções de problemas que a empresa irá apresentar. “A partir desse diálogo, é possível que sejam  formatados projetos de parceria que vão envolver nossos pesquisadores junto à empresa.”

Delgado reitera que essa ação é importante, pois, em primeiro lugar, tem por definição buscar parcerias mais intensas com o setor produtivo, o que permite a identificação das demandas, e um possível desenvolvimento de conhecimento aplicável, que resulte em maior produtividade para as empresas da região, melhore as condições de emprego e ofereça maior bem-estar para a população. “Evidentemente que a Mercedes já é uma empresa consolidada. Mas essa interação traz a oportunidade de estreitar laços com o setor automotivo, onde ainda temos pouco contato. Ainda permite gerar resultados acadêmicos na UFJF, pois podem  surgir trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e eventualmente, startups e empresas de bases tecnológicas”, explica.

O evento traz como propostas de disrupções questões de montagem bruta; pintura; manutenção; infraestrutura; logística; informática; planejamento e recursos humanos. Além disso, conta workshops, projetos pioneiros e de inovação e com corpo docente com mais de 30 pesquisadores da UFJF e do IF Sudeste.