UFJF – Estratégias de internacionalização são discutidas em seminário nos EUA

Abertura do evento pelo secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

 

 

Refletindo sobre a importância dada à internacionalização, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marca presença no 3º Seminário de Internacionalização Universitária, importante evento do Grupo Coimbra com foco na discussão de práticas e estratégias para viabilizar e operacionalizar métodos de cooperação internacional entre universidades. O seminário, que teve início dia 9 e encerra dia 13 de fevereiro na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, nos Estados Unidos, conta com a participação da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Maria Cristina Andreolli Lopes.

A internacionalização de universidades consiste na promoção de uma série de parcerias, programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica com instituições de todo o mundo. Através delas, é possível integrar pesquisas além dos limites territoriais de cada país, desenvolvendo conhecimento globalizado e compartilhando diferentes tecnologias.

O evento visa integrar as universidades, promovendo a solidariedade entre os programas de Pós-Graduação, apresentando oportunidades de acordos e fortalecendo laços. “Hoje em dia a internacionalização é uma palavra de ordem e vem sendo tratada pela UFJF como um ponto estratégico para garantir avanços. O convívio com alunos e professores de diferentes países e culturas é uma moeda que tem sido cada vez mais utilizada para garantir o crescimento pessoal desses alunos e seus respectivos programas”, declara Maria Cristina.

Segundo a pró-reitora, o objetivo dos programas de internacionalização é inserir a UFJF no mapa internacional de pesquisa, transformando-a em uma rota de visita de pesquisadores renomados. “Nós queremos que eles não venham apenas para cumprir sua agenda, mas sim para colaborar com as informações que também estão sendo geradas aqui, contribuindo para uma pesquisa mais completa. Queremos que nossos alunos possam encontrar nos corredores com aqueles grandes pesquisadores que só vemos na TV e nos jornais”.

Pró-Reitora da UFJF, Maria Cristina Andreolli, participa do 3º Seminário de Internacionalização Universitária em Washington, EUA. Na foto, organizadores do evento e palestrantes convidados do Brasil, Inglaterra, Korea, África do Sul, Chile, México, Estados Unidos e Porto Rico.

Maria Cristina acredita que a UFJF é atrativa para alunos e pesquisadores provenientes de programas de internacionalização: além de pesquisas consolidadas e laboratórios equipados, o país por si só é uma atração, oferecendo um clima agradável, belezas naturais e um povo acolhedor. “O nosso principal desafio agora é melhorar cada vez mais a qualidade dos programas de Pós-Graduação para que eles sejam mais competitivos, aumentando a visibilidade das pesquisas e o número de publicações.”

Para se preparar para o encontro, pró-reitores de Pós-Graduação de 54 instituições brasileiras se reuniram em Brasília, no dia 26 de janeiro. O objetivo da reunião era debater questões relativas a esses programas, operacionalizando as ações desenvolvidas. Em Washington, essa discussão poderá ser ampliada e métodos mais efetivos serão levantados para tornar essa troca positiva para todos os envolvidos e aumentar a visibilidade de ações nesse âmbito.

O evento é uma iniciativa do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec), a Organização dos Estados Americanos e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da qual a UFJF faz parte desde 2012.

 

 

Ascom UFJF