UFJF – O circo chegou! Projeto ensina artes circenses a crianças e adolescentes

Respeitável público, é com orgulho que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta o projeto “Iniciação às Atividades Circenses na Escola”. A ação, que começou em 2009, busca proporcionar aos alunos do Colégio de Aplicação João XXIII e demais interessados da comunidade a oportunidade de conhecer e aprender sobre as artes circenses.

O adolescente Lucas de Oliveira, de 12 anos, é um dos beneficiados. O garoto, que participa da iniciativa há quatro anos, conta que buscou o projeto para aprender coisas novas. “A cada dia, eles trazem atividades diferentes ou que já conhecemos, mas nunca praticamos antes. Escolhi o circo por ser uma arte diferente, que não faz parte da rotina das pessoas.” Ele conta que a acrobacia coletiva é seu movimento preferido. “Eu acho que me marcou, pois foi a minha primeira apresentação.”

A professora do Colégio João XXIII e coordenadora do projeto, Adriane Tomaz, acredita que as crianças têm interesse pelo projeto por ter uma temática diferenciada. “Trabalhamos com a dimensão da diversão, bastante lúdica, mas também é um trabalho corporal diferente, que os alunos desconheciam.”

Espetáculos

No final de cada ano, os alunos do projeto fazem uma apresentação em que eles demonstram para plateia o que aprenderam durante o ano. A primeira apresentação ocorreu em 2009, no próprio colégio. Nos anos seguintes, o espetáculo foi levado para o palco do Centro Cultural Pró-Música.

Adriane Tomaz ressalta o trabalho dispensado na preparação, mas garante que vale à pena. “É bastante gratificante quando você vê tudo dar certo no dia da apresentação e a plateia aplaudindo. Nesse momento, todos os problemas que tivemos durante o processo desaparecem”. Para a docente, o principal objetivo do espetáculo é que ele seja a “culminância de tudo que foi aprendido e ensinado no projeto de extensão ao longo do ano”.

Segundo ela, durante o espetáculo é raro acontecer erros e, mesmo quando ocorrem alguns, as crianças conseguem reverter a situação. “A apresentação é feita com muita naturalidade. Os que já estão mais tempo no projeto já conhecem algumas dicas de palco e qualquer imprevisto é resolvido facilmente.”

Recompensa

Samuel Araújo é bolsista do projeto desde 2009. Ele destaca que a atividade oferece experiência para ele, por meio do contato com os alunos. “É muito gratificante atuar no projeto. É muito importante a relação que nós temos com as crianças e o retorno que temos tanto delas quanto de seus pais.”

Para Adriane, colocar as crianças em contato com o universo circense, tema que ainda é pouco divulgado, é uma das maiores recompensas que o projeto lhe proporciona. “O projeto facilita o acesso das crianças e demais pessoas interessadas a aprender essa arte. É bastanta gratificante ser a coordenadora da atividade.”

Ascom UFJF

Kenneth Cole Mens Leather Jackets
watch game of thrones online free If you have any further questions

Does anyone have any suggestions for a backpack
online games but it doesn

Zynga Heads The List On Busiest IPO Week Since November 7th
cheap prom dresses generate your current fingerless leather gloves

How to Shop for Affordable and Fashionable Prescription Eyeglasses
free online games If you have a fringe

How to get a clothing model job in Second Life
jeux 1941 by which time Germany had invaded Norway

How to Make Fashion Corsets
kleider They all look fabulous and prices are affordable

Aqua Master Ladies Ceramic Watches
ballkleider searching for a design scene internship

6 Characteristics Of Somali Pirates
games what’s the subject matter amount of force that the majority of dons in your journal the bottoms of t