UFJF – Programa de Apoio ao Recém-Formado de Direito oferece oportunidade

No intuito de dar suporte a seus ex-alunos que acabaram de concluir a graduação, a Faculdade de Direito da UFJF oferece o Programa de Apoio ao Recém-Formado, que tem inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 6. Não se trata de um auxílio financeiro, a ajuda vem através da possibilidade real de atuação profissional no Núcleo de Práticas Jurídicas como advogado colaborador. A carga horária é reduzida, cumprida uma vez por semana.

O projeto disponibiliza dez vagas para graduados que tenham no máximo um ano desde a conclusão do curso e tenham sido aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, haverá uma seleção, no dia 9 de novembro, entre 14 e 16 horas, por meio da elaboração de uma peça processual baseada em caso apresentado, conforme o edital.

A coordenadora do programa, Isabela Gusman explica que existem geralmente dois tipos de interessados: “Aqueles que querem exercer a advocacia, mas ainda não conseguiram abrir seu escritório ou uma colocação no mercado de trabalho, e aqueles que pretendem se dedicar aos concursos públicos”. No caso dos concurseiros, conta ela, existem processos seletivos que exigem um mínimo de três anos de atividade profissional, como os do Ministério Público e de magistratura (para juízes). Nesses casos, experiências de estágio não são válidas e a carga horária de colaborador no programa de apoio é uma alternativa interessante. “Ele de fato estará exercendo a advocacia, vai atuar no Escritório Escola com atendimento a clientes e acompanhando processos. E essa é uma prática válida para esses processos seletivos”, esclarece.

O programa tem duração de três anos e as vagas são disponibilizadas em todos os semestres. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, na Av. Presidente Itamar Franco, n.º 988, de 13:30 às 16 horas. As atividades terão início no dia 16 de novembro de 2015.

Diretoria de Comunicação – Universidade Federal de Juiz de Fora