UFJF – Publicação de livros aumenta 40% na Universidade

Nos últimos anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conseguiu se projetar cada vez mais no cenário acadêmico nacional e internacional. Isso se deve, entre outros fatores, ao significativo aumento no número de publicações literárias de professores e alunos da Instituição.

De acordo com o diretor executivo da Editora UFJF (EDUFJF), Antenor Salzer, a cada ano são publicados em torno de 35 títulos, que tornam acessível a todos o trabalho de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Em 2012, este número foi ainda maior, totalizando cerca de 45 títulos. Salzer explica que isto representa um aumento de cerca de 40% em relação aos anos anteriores, justificado por investimentos expressivos feitos pelo reitor Henrique Duque.

Ele acrescenta que os programas de pós-graduação têm papel essencial nessa expansão literária. “Atualmente, a Editora é um dos instrumentos mais importantes de divulgação científica da Universidade Federal de Juiz de Fora .A demanda pelo nosso trabalho cresceu e isso está vinculado, sem dúvida, ao aumento e aprimoramento dos cursos de mestrado e doutorado que são, hoje, os maiores clientes da editora.”

Um dos últimos lançamentos, no início deste mês, foi do livro “Dramaturgia do Telejornalismo Brasileiro”, da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, Iluska Coutinho. Tendo participado como organizadora de capítulos de vários outros títulos, ela compreende a publicação dos trabalhos como uma oportunidade de ampliar o alcance dos resultados da pesquisa: “Assim ela contribui para a transformação e melhoria da sociedade, e do telejornalismo em particular no meu caso”. Ela também ressalta que, para os professores de universidades públicas, dar visibilidade aos estudos realizados na Academia é mais do que promover o trabalho dos pesquisadores, “é uma forma de prestar contas do dinheiro público investido”.

A professora do mestrado em Educação Matemática e autora do livro “O Movimento da Matemática Moderna: História de uma revolução curricular”, Maria Cristina Araujo de Oliveira, reafirma o que foi colocado pela professora Iluska e acrescenta que o aumento no número de livros publicados por pesquisadores da UFJF é fundamental para os Programas de Pós-Graduação da Instituição como um todo. “Isso revela a movimentação e o envolvimento dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente. A divulgação de tais trabalhos deve ser vista como um compromisso, não só com o Programa mas com toda a comunidade acadêmica. Porque contribui não só na formação dos estudantes de pós mas, também, de graduação.”

Como publicar?

Os professores interessados em publicar seus livros pela EDUFJF devem entregar à Editora duas versões de seus trabalhos originais: uma impressa e outra digital. O material é encaminhado a um consultor, que avalia a obra. O Conselho Editorial dá o parecer e indica ou não o trabalho para publicação, baseando-se nas diretrizes institucionais de qualidade, empreendedorismo, inovação e integração ensino/pesquisa/extensão. Mesmo os trabalhos que não satisfazem as características da linha editorial da Instituição podem ser produzidos com o apoio da Editora, mas sem o seu selo.

A Editora UFJF fica localizada na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

How Much Money Do Fashion Consultants Make
cheap prom dresses you cannot sashay through the sidewalks like a ramp model

series premiere May 7 2009
forever21 80s fancy dress costumes

Fashion Designs of the 1960s
free online games High boots are certainly taking on Hollywood fashion

Attractive Rosenthal’s Product in Etabletop
jeu gratuit gintama collecting 04

The contrast and comparison of Chicago to New York fashion sociology
games playing as a brandname

The Dispicable Profile of the
kleider opening up a new category in our ever growing catalog of products

14th to 16th Century Renaissance Costume Trend Going on Today
ballkleider but we’ll still see it for a while

Chic fashion finds at Gallery D
cool math games 03 to positive