UFLA e Moçambique: projeto para Cooperação Brasil Sul-Sul

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já iniciou ações para participar do Edital 40/2018 de Cooperação Brasil Sul-Sul (Coopbrass), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o objetivo de aprimorar a qualidade da produção acadêmica, serão selecionados projetos de pesquisas com países da África, América Latina e Ásia.

Nesse sentido, o diretor técnico de Agronomia e Recursos Naturais do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Carvalho Carlo Ecole, esteve na UFLA, em reunião com representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), e a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade.

Ecole é egresso da UFLA, tendo concluído o seu doutorado, em 2003, no programa de Entomologia. Também estiveram presentes estudantes de pós-graduação da UFLA oriundos de Moçambique.

Além de submeter esse projeto à Capes, a UFLA pretende fortalecer outras ações, principalmente com relação à mobilidade com Moçambique. “Mais de cem estudantes de Moçambique conseguiram titulação de mestre e doutor na UFLA”, destaca o pró-reitor de pós-graduação, professor Rafael Pio.