UFMA – África, Brasil e Caribe dialogam em Colóquio de Literatura e Cultura Negra

SÃO BERNARDO – O curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de São Bernardo, promoverá, nos dias 12 e 13 de Julho, o I Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: África, Brasil e Caribe em diálogo. O objetivo do evento é ampliar as fronteiras conceituais sobre o papel do negro na construção da sociedade brasileira.

Segundo os professores Cláudia Letícia Gonçalves, Rayron Lennon Costa e Lana Kaíne Leal, membros da comissão organizadora, a discussão é fruto do projeto “Diálogos literários e multimidiáticos: a (re)construção de discursos literários em sala de aula para as relações étnico-raciais”, que tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema.

O projeto vem sendo executado desde 2016, no campus de São Bernardo, com a finalidade de discutir, na universidade e nas escolas, as relações étnico-raciais com professores e alunos, num viés interdisciplinar que faz um diálogo com as áreas das Ciências Humanas e Sociais.

O evento contará, em sua programação, com comunicações orais, mesas-redondas, minicursos, oficinas e exibição de filmes. Ao todo, serão sete minicursos e oficinas que abordarão temas relacionados ao combate ao racismo e ao protagonismo negro, entre eles: “Literatura feminina negra no Brasil”, “Linguagem e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica” e “Combate ao racismo nas escolas: um debate necessário”.

As inscrições seguem até o dia 6 de Julho e podem ser feitas clicando aqui. A taxa é R$ 20 para ouvintes e R$ 30 para apresentação de trabalho para alunos do Ensino Médio, graduandos, professores da Educação Básica, Ensino Superior e demais profissionais da educação.

Para mais informações, acesse o site do evento.