UFMA – Curso de Direito completa 100 anos

SÃO LUÍS – Este ano de 2018, o curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão completa 100 anos desde a realização da sua primeira aula, em agosto de 1918, no Teatro São Luís.

O curso foi criado juntamente com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão, em 28 de abril de 1918, fruto do resultado de um esforço conjugado dos professores Domingos de Castro Perdigão, que era o Diretor da Biblioteca Pública do Maranhão, e Manoel Fran Paxeco, Cônsul de Portugal no Estado.

Em outubro de 1966, ano em que a UFMA foi fundada, a Faculdade de Direito passou a integrar a Fundação Universidade Federal do Maranhão e, de lá para cá, o curso de Direito foi se expandindo, tendo duas entradas por ano com a oferta de 100 vagas no primeiro semestre e 100 vagas no segundo, sendo 50 vagas para o turno matutino e 50 vagas para o noturno.

Para a reitora Nair Portela a sociedade maranhense está em festa pela comemoração do centenário do curso de Direito da UFMA. “É uma grande contribuição que a Universidade tem dado para a sociedade e, é fundamental reverenciarmos e lembrarmos dos criadores, idealizadores do curso, e também dos nossos professores, como um reconhecimento da grande importância que eles têm, que é o de formar os profissionais do Direito para a sociedade”, frisou.

No mês de abril, a Universidade homenageou 168 personalidades, entre ex-reitores, gestores, docentes aposentados, ativos e substitutos, docentes de outros cursos, servidores da coordenação do curso e do departamento de Direito, instituições jurídicas, além do Centro Acadêmico I de Maio, com a entrega de menções honrosas, diplomas e da medalha do mérito jurídico Domingos Perdigão.

O curso de Direito da UFMA é bem-conceituado e a reitora avalia estes resultados positivamente, enfatizando a qualidade dos serviços pelos docentes e a formação de profissionais. “O curso está bem-conceituado tanto na avaliação interna, realizada pelo Ministério da Educação e Cultura, quanto pela avaliação externa, porque o curso foi agraciado com o selo de qualidade pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), que reconhece a qualidade da formação, por isso a UFMA é a melhor universidade do estado do Maranhão,” afirmou a reitora.