UFMA – Docente fala à Rádio Universidade sobre projeto que analisa a situação indígena na pandemia

 

SÃO BERNARDO – “O objetivo é sistematizar e mapear dados epidemiológicos da covid-19 em povos indígenas dentro do estado, tendo por proposta visibilizar a situação sanitária vivenciada por esses grupos diante do contexto pandêmico como, por exemplo, número de casos confirmados e de óbitos”, contou a professora do Instituto Federal do Maranhão, Daisy Damasceno, em entrevista à Rádio Universidade FM 106,9, sobre o projeto Rede (Co)Vida, que realiza o mapeamento dos impactos da pandemia da covid-19 nos indígenas que vivem em território maranhense.

O projeto é uma iniciativa de pesquisadores do Câmpus São Bernardo da UFMA e do Câmpus Coelho Neto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A iniciativa é idealizada e executada pelo coletivo Mururu, formado por quatro professores doutores e pesquisadores ligados a questões indígenas no Maranhão, seja em atividades de ensino, pesquisa ou ações vinculadas a órgãos como IFMA, UFMA e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

Os dados são divulgados no perfil no Instagram do projeto, e os boletins divulgados trazem análise sociológica, gráficos, tabelas e reflexões sobre a situação sanitária enfrentada por esses grupos, conforme acrescentou  a docente.

Acesse a entrevista completa da Rádio Universidade FM

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube RadioTube