UFMA entrega novas cadeiras esportivas para equipe do Maranhão Sobre Rodas

No total foram 25 cadeiras esportivas: 20 para os atletas do basquete e cinco voltadas para o atletismo

SÃO LUÍS – A Equipe do Maranhão Sobre Rodas recebeu nesta terça-feira (11) 25 novas cadeiras esportivas, no Ginásio Poliesportivo do Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão. A entrega simbólica feita pela UFMA é parte do I Maranhão sobre Rodas rumo à Olimpíada de 2016, que visa disseminar a pratica do esporte olímpico e identificar os potenciais paraolímpicos da cidade de São Luís. Foi apresentado ainda o Centro de Excelência de Paradesporto da UFMA, que ganhou nova Sala de Pilates.

A Coordenadora do Projeto Basquete em Cadeira de Rodas, Elizabeth Albuquerque, revela que as cadeiras foram confeccionadas especialmente para esses atletas. “Foram tiradas medidas de todos os atletas para a confecção das cadeiras, visando melhorar a agilidade e a velocidade deles”. Para o atacante do Maranhão Sobre Rodas, Valter Azevedo, que sonha em participar das paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, agora é só se dedicar mais aos treinos para chegar lá. “Vamos treinar muito e lutar com toda a garra para, quando chegar 2016, a gente estar em condições de disputar as olimpíadas, agora aumentam as chances”, aposta.

As novas cadeiras de rodas esportivas entregues pela UFMA à equipe do Maranhão Sobre Rodas foram obtidas com o financiamento do Ministério da Educação e do Ministério do Esporte.Todas são profissionais, confeccionados com materiais leves para facilitar o atleta nas manobras e os pneus têm mais aderência para dar mais agilidade, velocidade e melhorar o desempenho dos atletas.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, explica que o reconhecimento dos atletas paraolímpicos faz parte do planejamento de inclusão social da Universidade. “Dentro do projeto de inclusão social, a Universidade procura aperfeiçoar esses atletas de forma que eles sejam competitivos para os próximos campeonatos nessas modalidades”, disse. O reitor enfatizou ainda que a UFMA tenta fortalecer a infraestrutura para melhor se adequar e oferecer um curso de educação física de alto padrão.

Para a acadêmica do curso de Educação Física, Renata Rodrigues, 24 anos, o esporte é muito mais do que saúde. “A prática esportiva é sinônimo de bem-estar, qualidade de vida, cuidado físico e prazer”, afirmou. Por isso, a proposta de um projeto inclusivo, no curso, é passa pela retirada de todos aqueles que estão à margem da sociedade, proporcionando-lhes qualidade de vida. Ainda segundo Renata, além do projeto Paradesporto, o Curso de Educação Física tem outros projetos que propiciam também a inclusão social, como por exemplo, o Projeto Jovem com a Bola Toda, que trabalha com crianças dos bairros adjacentes à UFMA, disponibilizando-lhes uma visão de futuro diferenciada, a partir da retirada destes dos ambientes de risco.

Segundo a Coordenadora Geral do Centro de Excelência em Paradesporto, Silvana Moura, a entrega dessas cadeiras profissionais não só é simbólica, como também tem um foco. “Pretendemos, com isso, colocar o Maranhão no cenário nacional do esporte paraolímpico. O treinamento de alto rendimento dessa equipe, por meio de novos equipamentos, vai trazer mais incentivo e aumentar o potencial desses atletas”, prevê, acrescentando que já há um projeto para montar uma equipe feminina.

Saiba mais

O Maranhão sobre Rodas é um projeto promovido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão cujo principal objetivo é oportunizar a prática esportiva para as pessoas com deficiência, visando à formação de futuros atletas paraolímpicos profissionais, além de aperfeiçoar os alunos do Curso, no desenvolvimento de ações específicas para esse público.

Para se inscrever em uma das modalidades esportivas basta ser portador de deficiência física ou visual e estar disposto a participar dos treinamentos no Núcleo de Esportes.

Ascom UFMA

 

 

Banana Republic announces collaboration with Milly for limited Summer collection
watch game of thrones online free How to Drape Clothing With Poser Software

Green fashion for your guy
free games online She said yes

How do I wear skinny jeans
online games the plus size

Fashion Accident and Fender Bender All in Same Day
mermaid wedding dresses attires the particular all gold miners inside 1850s

How to Become an Expert on Fashion and Trends
forever21 inexpensive styles at online boutiques such as Etsy

Things To Remember While Shopping For Silk Sarees Online
free online games kourtney kardashian exhibits the girl aptitude in support of layout

Urdu Tips for Celebrities Fashion Styles
kleider FashionMix provides a unique form of marketing

Self Edge Inspired Jean Hangers from Ikea
cool math games Fashion Just for the Rich and Famous Anymore