UFMA – Eventos e plataformas digitais durante a pandemia facilitam estudos de alunos e docentes

A atual pandemia “abriu os olhos” da sociedade a respeito da junção entre ensino e tecnologia. Cerca de quatro meses após a suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais em todas as instituições de ensino do país, a área digital, que antes não era tão explorada, passou a servir de grande ajuda. São diversos eventos digitais, como webinários, webcursos e lives, promovidos por docentes da Universidade Federal do Maranhão.

Para melhorar a organização e validação de certificados, a UFMA lançou o SIGEventos, uma plataforma do portal da Universidade que permite a consulta dos eventos e do calendário, bem como os certificados emitidos. De acordo com o retorno dos docentes da instituição, a nova plataforma tem facilitado e trouxe segurança no registro dos procedimentos, como aponta o feedback dos professores sobre os eventos digitais.

A nova proposta

Pela impossibilidade da realização de conferências nas dependências da UFMA, a maneira mais simples e prática não é paralisar os eventos, mas fazê-los remotamente. Desta forma a aproximação da comunidade acadêmica com os temas recorrentes de cada área segue a dinâmica da renovação dos discursos. No geral, os professores falaram sobre os aspectos positivos da iniciativa digital na realização de eventos e conferências. Dentre eles, o principal é o alcance dos eventos, que pode reunir acadêmicos, além de todo o país, de qualquer lugar do mundo.

“São oportunidades de crescimento pessoal e profissional que têm um alcance muito maior do que teria se fossem com presença física. Claro que tem pontos que são inferiores aos presenciais, mas diante das possibilidades eu penso que a UFMA tem se saído muito bem em promover eventos virtuais de qualidade e que exploram os pontos positivos desse tipo de ação”, afirmou o professor Lucas Reino, do curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz.

A adaptação

Por mais que os recursos digitais estejam cada vez mais presentes na vida de todos, ainda existem muitas pessoas que não têm habilidade para manuseá-las. Deste modo, o portal “EaD para Você”, recentemente criado e desenvolvido pela UFMA, busca treinar, principalmente os docentes, neste tipo de modalidade, com treinamentos para criação de conteúdo e como utilizar as novas plataformas.

 

A grande maioria dos professores afirma que utiliza as plataformas Doity, Google Meet e a SIGEventos para realizar os eventos, por meio de videoconferências. Os docentes relatam a facilidade no uso das plataformas e que elas não costumam apresentar problemas, dependendo da qualidade da conectividade à internet dos participantes.

Os eventos digitais são efetivos?

Sim: esta é a resposta que a equipe docente da UFMA respondeu, considerando as mudanças entre o ambiente presencial e on-line. Os professores afirmam que os webinários, webcursos e lives conseguem atingir seu objetivo. “Esses eventos são produtivos, os webinários permitem ministrar aulas com professores de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais, a estabelecer e fortalecer redes de pesquisa”, relatou Katia França, professora do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa do Câmpus São Bernardo.

A professora Rose Ferreira, do Departamento de Comunicação Social, contou que apesar de serem virtuais, os encontros trazem o mesmo conteúdo que seriam trabalhados num evento presencial, e que, por serem gravados, facilita o acesso para os participantes, podendo assistir em um horário mais flexível e gerenciar as atividades.

Alguns eventos promovidos pela UFMA:

I Selidime

O I Selidime é o Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Mídia e Educação. O tema que será trabalhado nesta primeira edição, de 5 a 8 de agosto, é “Linguagem e Discurso e suas interfaces de pesquisa”. Segundo a professora Regysane Botelho, o objetivo é ampliar o espaço para apresentação e discussão de pesquisas cujo tema tenha como base estudos discursivos, principalmente em interface com áreas como a Mídia e a Educação.

“Nesse sentido, já tivemos amplo sucesso, pois em menos de dez dias todas as vagas disponibilizadas para o evento já haviam sido preenchidas. Tivemos inscrições de trabalhos de pesquisadores de várias regiões do país”. Os interessados em participar do evento podem obter informações nos sites grupolidime.wixsite.com/lidimedoity.com.br/selidim e no perfil no Instagram @grupolidime.

 

Primeiro Webinário do Curso de Engenharia de pesca

Inicialmente o evento seria apenas com professores e alunos do curso para o fechamento do calendário especial 2020.3, porém, em consideração à realidade dos alunos da baixada maranhense, os professores uniram esforços para conseguir palestrantes de outros cursos para agregar nas programações da primeira edição do Webinário do Curso de Engenharia de Pesca, com grandes pesquisadores da área e projetos desenvolvidos para a pesca e aquicultura. Devido à repercussão positiva, se tornou em um evento nacional com mais de 1.200 inscritos, incluindo participantes de outros países como Moçambique, Chile, Peru e Equador.

O evento ocorreu entre os dias 13 e 17 de julho e na programação estiveram incluídos dois minicursos com duração de oito horas e 20 horas, somando 15 palestras ministradas ao longo da semana. Todas as palestras estão salvas no canal da Engenharia de Pesca – UFMA Câmpus Pinheiro Oficial. “Este evento foi de extrema importância para o curso de Engenharia de pesca e aos alunos, que viram sobre as potencialidades que envolvem a área, e, principalmente, para o Câmpus Pinheiro e à população da Baixada Maranhense”, relatou a professora Yllana Ferreira, do Departamento de Engenharia de Pesca.

SIMCOM

XIV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom), ocorrido entre os dias 15 de junho a 10 de julho, contou com grandes pesquisadores da área e oficinas de diversos tipos. As transmissões foram gravadas como registro para aulas futuras. Lucas Reino, professor do curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz, contou um pouco da experiência: “Participei como organizador de uma oficina de Mendeley, uma parceria com um grupo de pesquisa daqui e outro da Universidade Federal da Bahia, união de muito sucesso porque participaram pessoas de diversos lugares, e todos aprendemos”.

 

Webinário Linguagens e Códigos

Promovido pelo curso de Letras do Câmpus de São Bernardo, o Webinário Linguagens e Códigos foi iniciado no dia 3 de julho e vai até o fim deste mês.  É um evento virtual que tem como objetivo ser um espaço de diálogos sobre escrita acadêmica, relatório de estágio, Linguística e Literatura e língua espanhola, com foco voltado para a formação interdisciplinar do professor de língua portuguesa.

 

I Jornada Digital Médico-Acadêmica

Evento organizado pela coordenação do curso de Medicina, a I Jornada Digital Médico-Acadêmica foi iniciada no dia 8 de junho e concluída no dia 3 de julho, totalizando 80 palestras e 160 horas de atividades. O coordenador do curso de Medicina, Anderson Nascimento, contou que a idealização da Jornada veio da reflexão sobre as mudanças mais profundas e transformações que devem moldar a realidade atual.

“A educação certamente passará por um profundo processo de transformação, as estratégias de educação a distância e atividades remotas surgem como medidas emergenciais para que a vida acadêmica siga seu curso, e os prejuízos sejam minimizados. Na formação de profissionais da saúde, não podemos, em hipótese alguma, esquecer o compromisso com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Por esse motivo, a I Jornada Digital Médico-Acadêmica da UFMA é de suma importância”, afirmou.