UFMA sediará o maior evento de comunicação da Região Nordeste

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que ocorre desde 1977, terá sua etapa regional (Intercom Nordeste) realizada, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em três Institutos de Ensino Superior (IES) de São Luís e um deles é a Universidade Federal do Maranhão (Ufma). A etapa nacional ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Cada IES sediará uma das três categorias do Intercom Nordeste. As Divisões Temáticas (DTs), cerimônias e solenidades ocorrerão na Cidade Universitária Dom Delgado. O Intercom Júnior, será na Faculdade Estácio e a Expocom, no Câmpus Renascença da Universidade Ceuma.

O prazo final de submissão de trabalhos é até o dia 17 de abril, e o pagamento da inscrição do aluno-líder do trabalho deve ser realizada até o dia 12 de abril. Já para a participação no evento, a inscrição vai até o dia 14 de maio. Para o Intercom Júnior e Expocom, os trabalhos devem ser submetidos para o docente-orientador. Os trabalhos das divisões temáticas devem ser conferidos no site oficial do evento.

O valor do congresso para a universidade

O coordenador do evento, em São Luís, Ferreira Júnior, lembra que o Intercom é a oportunidade para multiplicar a discussão de temas, como por exemplo, a questão dos fluxos comunicacionais, que é o tema do evento, e que é muito pertinente para esse momento. “É uma oportunidade de tocar nesse tema nas mesas de discussão, mas também é o momento de divulgarmos as pesquisas de Comunicação que os câmpus de São Luís e Imperatriz realizam”, disse.

Muito orgulhoso, o professor também cita a expressiva participação da Região Nordeste nos congressos nacionais e o avanço da pós-graduação em Comunicação e cita a recém aprovação da criação dos dois programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA: na modalidade acadêmica, no câmpus de Imperatriz; e na modalidade profissional, na Cidade Universitária.

Divisões Temáticas, Intercom Júnior e Expocom

As Divisões Temáticas são espaços para doutores, doutorandos, mestres e mestrandos apresentarem seus trabalhos em uma das oito categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; Estudos Interdisciplinares de Comunicação.

Para os graduandos ou recém-formados, seus trabalhos podem ser submetidos no Intercom Júnior, que é reservo para trabalhos acadêmicos onde os discentes ou bacharéis podem apresentar suas pesquisas, que podem ser derivadas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, discussões teórico-práticas ou artigos resultados de uma disciplina; ou na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), destinada a apresentação de trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes de Comunicação.

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ter sido realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes e se inserir em uma ou mais disciplinas da estrutura curricular do curso de graduação.