UFMA – Semana de Meio Ambiente aborda ações de sustentabilidade

SÃO LUÍS – De 4 a 7 de junho ocorrerá a II Semana de Meio Ambiente da UFMA, com a participação da Liga de Sustentabilidade no Setor Público Maranhense (Ecoliga-MA). O evento abordará as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pelo Programa Institucional UFMA Sustentável, agente de educação ambiental da Universidade. O programa é estruturado com metas, prazos e mecanismos de monitoramento e avaliação de suas ações, pautado em protocolos e leis ambientais nacionais e internacionais.

A programação da abertura já está disponível no site www.sustentavel.ufma.br, que inclui a instalação de lâmpadas LED no Centro Pedagógico Paulo Freire, ação recente do UFMA Sustentável no eixo de Eficiência Energética, que garantirá redução no consumo de energia elétrica prédio.

A abertura ocorrerá às 9h30, no auditório do Paulo Freire, com a presença da reitora Nair Portela; do vice-reitor, Fernando Carvalho, que também é coordenador do Programa UFMA Sustentável, além do presidente da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e de representantes da Ecoliga-MA.
A programação prosseguirá com a mesa-redonda de tema “Diagnóstico, Monitoramento, Planejamento e Estratégias de Implantação de Eficiência Energética em Instituições Públicas”, com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA, Shigeaki Leite de Lima; o bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFMA, Wenner Miranda Teixeira dos Santos; e o Consultor de Atendimento Corporativo da Cemar, Jorgemiro Ferreira Borges Júnior.

Na avaliação do vice-reitor Fernando Carvalho, a II Semana do Meio Ambiente vem a “destacar a importância das ações de sustentabilidade que são desenvolvidas na UFMA, além de divulgar e articular parcerias para novas ações na Universidade”, conforme afirmou.

O evento também contará com mais palestras, oficinas, exposições e treinamentos sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade nos dias seguintes de programação.