UFMA – Solidariedade e conexão cultural motivaram ações extensionistas

 

SÃO LUÍS – Seguindo a máxima: a extensão é a Universidade muito mais próxima da sociedade, a terceira matéria da série Gestão Um Ano, relembra as ações da Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA que promoveram uma interação transformadora entre a Universidade e os outros setores da sociedade, apresentando os mais diversos tipos de serviços, desde o de saúde até os culturais.

Cantata Natalina

Quando ainda era possível reunir familiares, amigos e colegas sem restrições, a Proec realizou um dos mais belos espetáculos ao ar livre de São Luís: a Cantata Natalina, que ocorreu ao longo das escadarias da Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro, no Centro da cidade. O evento, promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais da Proec, teve como tema “Celebrar com Música é Divino!”.

Engajamento social

Em uma iniciativa solidária e promovendo a renovação da esperança na sociedade, a Proec concebe o projeto Máscaras pela Vida, uma parceria que envolveu a participação de costureiras do Sá Viana, Vila Verde e Conjunto Bacelar, bairros do entorno da Universidade.

Criado com o intuito de providenciar uma das ferramentas mais eficazes de proteção coletiva contra a disseminação do coronavírus, o projeto confeccionou e distribuiu cerca de 10 mil máscaras.

“Nós estamos propondo uma nova forma de fazer extensão. Se antes, apenas os professores submetiam proposições de ações extensionistas, agora a Proec também toma a iniciativa de promover projetos como este. A extensão é a parte mais presente junto à sociedade, com sua prestação de serviços diretos à população. Ela tem essa função de atuar nas camadas mais vulneráveis da sociedade, e este é um momento em que a extensão universitária precisa mostrar a que veio”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi.

UNITI Virtual

Segundo a Organização Mundial da Saúde, toda a população mundial está vulnerável à infecção pelo coronavírus. E, há um agravante ainda mais estarrecedor: os mais afetados pela Covid-19 são os idosos.

Assim, para que os alunos da Universidade da Terceira Idade (UNITI) retomassem suas atividades interrompidas em decorrência da pandemia e não se sentissem tão isolados, a Pró-reitoria lançou a UNITI Virtual. Voltado para pessoas a partir de 50 anos, o curso de Curso de extensão on-line utiliza videoaulas produzidas por professores da UNITI (Unidades de São Luís e de Paço do Lumiar) publicadas no canal do  YouTube – UNITI/Paço do LumiarAs videoaulas abordam temáticas como higiene, alimentação, atividades físicas, fisioterapias, terapias ocupacionais, arte e atenção emocional, entre outros assuntos adaptados ao público da Uniti.

Conexão cultural

Desde o início da pandemia, muitas pessoas se encontram angustiadas, seja pela falta da rotina, contato com os amigos, ou a falta do sentimento de liberdade que antes tiveram. Tudo isso contribui para o ócio social e, consequentemente, afeta negativamente a saúde mental das pessoas. Com base nisso, a Proec esteve empenhada durante esse período em promover um contato mais caloroso com a comunidade acadêmica por meio de conexões virtuais.

Entre eles, o Projeto de Extensão “Do Nosso Jeito”, com lives diárias, com a participação de músicos maranhenses e lives semanais, com um conteúdo bem amplo, entre música, teatro, entre outros.

Já o Guarnicê de Cinema, o maior festival de cinema do estado e quarto da América Latina, se reinventou e realizou uma das edições mais inesquecíveis, que ultrapassou as fronteiras nacionais conectando arte, cultura e pessoas.

A celebração à sétima arte iniciou com sessão ao estilo drive-in, com programação totalmente on-line e contando com um aplicativo para celulares para tornar acessível todo o conteúdo aos espectadores. Ao fim, já eram mais de 14 mil pessoas interligadas com a história da 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema com presenças de pessoas de 20 países, incluindo Portugal, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Bolívia e Chile.

Bônus

A Proec retomou o projeto de reforma e qualificação do Palácio Cristo Rei iniciada ainda na gestão anterior do reitor Natalino Salgado, no período de 2011 a 2015. O objetivo é torná-lo museu da UFMA e para ser implantado, no Mirante do prédio, o Museu Gonçalves Dias, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

O Museu Gonçalves Dias vai abrigar obras, arquivos e artefatos do poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo maranhense. A intenção da Secma também é reunir obras espalhadas em vários museus e acervos particulares para alocar em um único espaço. O Palácio é um lugar estratégico para o propósito pela composição arquitetônica e por estar localizado justamente na Praça Gonçalves Dias, no Centro, em São Luís.