UFMG – Em visita, ministro da Saúde conhece rede de testagem da covid-19

Eduardo Pazuello esteve no Laboratório de Vírus do ICB, um dos sete que integram a estrutura da Universidade

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve no campus Pampulha na manhã desta segunda-feira, dia 5, para conhecer a rede de testagem estruturada pela UFMG para o diagnóstico da covid-19. A comitiva de Pazuello, formada por assessores do Ministério, foi recebida no Laboratório de Vírus do ICB pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo pró-reitor de Pesquisa, Mario Campos, pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa, André Massenssini, pela vice-diretora do ICB, Élida Rabelo, e por pesquisadores do próprio laboratório. Também estiveram no ICB o secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Os trabalhos na UFMG para desenvolver uma estrutura de testagem da infecção causada pelo novo coronavírus começaram logo no início da pandemia, em março. Dois meses depois, foi criado o Coolabs Covid-19, projeto baseado no consórcio de sete laboratórios que se uniram para atender à demanda da Secretaria de Saúde de Minas Gerais por suporte científico para realizar testes de diagnóstico da doença. Hoje, a UFMG tem o status de laboratório parceiro da Fundação Ezequiel Dias (Funed) por meio da Redelab Covid-19. Graças a essa experiência bem-sucedida, a Universidade assumiu a coordenação do projeto de laboratórios de campanha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que envolve 13 instituições, com o objetivo de ampliar a testagem da covid-19

Do início de março até esta segunda-feira, 5, os laboratórios que compõem a rede (vinculados ao ICB, às faculdades de Medicina e de Farmácia e à Escola de Veterinária) já realizaram 50,6 mil testes de diagnóstico (do tipo RT-PCR) para a covid-19. O consórcio da UFMG é o que mais testa entre os parceiros do estado.

Reconhecimento
Durante a visita ao Laboratório de Vírus, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, reconheceu “o papel fundamental que as universidades têm desempenhado na testagem da covid-19″. Mestre em Biologia Molecular pelo ICB, Medeiros disse que o Ministério da Saúde está à disposição da UFMG para oferecer o suporte necessário à realização dos exames e elogiou a competência científica da Universidade. “A história da Biologia Molecular brasileira passa por aqui [pelo ICB]”, disse.

A equipe de Pazuello também foi recebida pela reitora Sandra Goulart Almeida no prédio da Reitoria. Da janela de seu gabinete, no terceiro andar, ela apresentou um breve apanhado da estrutura física da UFMG. “É um campus muito bonito e bem cuidado”, observou Pazuello.

O ministro Eduardo Pazzuelo, a reitora Sandra Goulart Almeida, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, no gabinete da Reitoria (Imagem: Reprodução / TV UFMG)

Sandra Goulart lembrou que a UFMG vem trabalhando no enfrentamento da pandemia desde o surgimento dos primeiros casos de covid-19 no Brasil e que a formação de uma rede de laboratórios para diagnóstico da doença é apenas uma das frentes de ação, que também inclui pesquisa e testes de vacinas. De acordo com a reitora, a UFMG é uma instituição de Estado que trabalha pela sociedade. “Essa pandemia mostrou a capacidade de articulação entre academia, o Estado em seus diversos níveis e a sociedade”, avaliou.

A agenda do ministro Pazuello em Belo Horizonte previa, ainda, uma visita ao Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen), vinculado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e responsável pela coordenação das atividades de testagem da covid-19 no estado.