UFMG – Estudo indica possíveis novos tratamentos para doenças como o Alzheimer

Pesquisador do ICB cruzou e analisou dados de 99 enfermidades e descobriu outras possibilidades de uso de medicamentos já existentes; trabalho é focalizado no Programa ‘Aqui tem ciência’

Uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICB indica novas drogas para o tratamento de doenças como o Alzheimer. O trabalho baseia-se em uma abordagem chamada de medicina das redes. Utilizando vasta rede de informações científicas disponíveis em artigos na internet e com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial, o pesquisador Thomaz Lüscher cruzou e analisou dados sobre 99 doenças das classes neuropsiquiátricas, como o autismo, infecciosas, como o HIV, e inflamatórias, como a psoríase e a artrite.

Ao analisar esses dados, Lüscher descobriu novas possibilidades de usos de medicamentos já existentes, demostrando seu potencial para o tratamento de outras doenças que não apenas aquelas para as quais foram inicialmente formulados, processo conhecido como reposicionamento de fármacos. O trabalho também descobriu algumas relações importantes entre doenças neuropsiquiátricas e enfermidades inflamatórias crônicas.

Saiba mais sobre o estudo no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.