UFMG inaugura Centro de Estudos Europeus e dá início à construção de seu novo complexo de internacionalização

Embaixadores de 18 países da Europa participam nesta sexta-feira, 17 de maio, às 9 horas, no auditório da Reitoria, campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, da inauguração do Centro de Estudos Europeus (CEE), órgão de caráter transdisciplinar que tem entre seus objetivos expandir a cooperação científica e acadêmica entre a universidade e aquele continente. Na mesma solenidade será lançada a pedra fundamental do prédio que abrigará o novo Centro de Internacionalização da UFMG.

O CEE irá contribuir de forma decisiva para incrementar a realização de atividades acadêmicas que tenham a Europa como foco ou os europeus como parceiros, possibilitando a articulação de diferentes grupos temáticos e de pesquisas existentes atualmente no âmbito da universidade, segundo o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Eduardo Viana Vargas. “Poderemos, assim, ampliar consideravelmente a nossa capacidade institucional para concorrer em editais internacionais”, afirma.

O novo Centro será coordenado pelo professor Ivan Domingues, do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich). Outros quatro professores da universidade integram o comitê do CEE: Vera França (Departamento de Comunicação Social), Myriam Correa Ávila (Faculdade de Letras), Ana Gomes (Faculdade de Educação) e Alexandre Cunha (Faculdade de Ciências Econômicas).

Outros quatro centros de estudos internacionais entrarão em operação em breve, com pesquisas dedicadas à África, América Latina, China e Índia. Eles terão o mesmo formato adotado pelo CEE e serão também coordenados por professores de diferentes departamentos e unidades da UFMG.

Segundo Vargas, os centros de estudos internacionais irão aprimorar a condição da UFMG de produzir conhecimento sobre os países ou regiões em foco, ao mesmo tempo em que criarão instrumentos para ampliar a projeção mundial da universidade e do Brasil. Outro efeito esperado com o pleno funcionamento dos centros é a expansão da mobilidade e do intercâmbio internacionais de docentes e de estudantes.

Centro de Internacionalização

O novo Centro de Internacionalização da UFMG vai abrigar os cinco centros de estudos – África, América Latina, China, Europa e Índia – e terá seis pavimentos, totalizando cerca de seis mil metros quadrados. A previsão é de que esse complexo seja inaugurado no segundo semestre de 2014. Além dos centros de estudos, serão instalados no edifício a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

O prédio também vai sediar o Instituto Confúcio, organismo do governo chinês responsável pela difusão internacional do mandarim, a ser implantado em Minas Gerais por intermédio de parceria entre a UFMG, o Instituto Hanban – ligado ao Ministério da Educação da China – e a Huazhong University of Science and Technology (Hust), uma das principais instituições de ensino superior do país asiático.

Jornadas internacionais

Primeiro a ser lançado, o Centro de Estudos Africanos funciona desde novembro de 2012 e vai realizar, nos dias 12 e 13 de junho, no campus Pampulha, uma jornada internacional de debates, com a participação de pesquisadores brasileiros e africanos, bem como especialistas em temas ligados ao continente oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá, México, Colômbia e Argentina.

Outras “jornadas internacionais” serão promovidas pela UFMG no segundo semestre para marcar a criação dos demais centros de estudos. Em agosto deve ocorrer o encontro relacionado à China, seguido pelos eventos dedicados à América Latina (setembro), Índia (outubro) e Europa (Novembro).

Embaixadores na UFMG

Para o evento desta sexta-feira, dia 17, estão confirmadas as presenças dos embaixadores de Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, Irlanda, Itália, Grécia, Hungria, Países Baixos, Portugal, Romênia e Suécia, além da embaixadora da Delegação da União Europeia, do encarregado de negócios da República Tcheca e do cônsul honorário da França. Durante a solenidade, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, e o embaixador da Irlanda no Brasil, Frank Sheridan, país que este ano preside a União Europeia, falarão sobre a Europa pós-crise. Já o reitor Clélio Campolina discorrerá sobre os desafios da educação brasileira e da UFMG no contexto contemporâneo.

“Os europeus estão reconhecendo a importância estratégica do Brasil em geral e da UFMG em particular, nossa competência e qualidade de trabalho. Ao tomarem conhecimento da iniciativa de criação do Centro, se prontificaram a incluir na agenda oficial uma visita à universidade”, salienta Eduardo Vargas.

 

 

Ascom UFMG 

 

How to Hide Back Fat
watch game of thrones online free Smooth fabrics and simple lines are more elegant

Tall Women Posing with Short Men
free games online Anything below 70 degrees call for leggings and coats

How to Tint Your Car Windows
games online it becomes overly popular

Fashions of the Victorian Era
cheap wedding dresses Orange County Airport SNA

Secret of Hair Extensions Revealed
cheap flights fashion while you’re removing extra weight

No to Fashion Faux Pas in Corporate Uniforms
games ‘ a series in core technologies for beginners

How Would You Like To Have A Career In Fashion Design
ballkleider how to make simple a decorative jacket

Playa del Carmen Real Estate is Good for New Investors
cool math games It is breathable