UFMG inicia projetos conjuntos com Portugal e Espanha

A UFMG assinou dois convênios para pesquisas em parceria na área de Ciência Política com instituições de Portugal e Espanha. Com o Centro de Investigação Medios e Jornalismo (CIMJ), associado à Universidade Nova de Lisboa, será desenvolvido o projeto Representação da Corrupção Política nos Media. A Universidade Complutense de Madri, por sua vez, será parceira da UFMG em torno do projeto Comportamento Político e Instituições em Perspectiva Comparada: Brasil e Espanha.

Os convênios, ambos com duração prevista de cinco anos, preveem intercâmbio de pesquisadores e estudantes, organização de seminários e produção de publicações, entre outras atividades. A coordenação dos projetos no âmbito da UFMG é da professora Helcimara Telles, do grupo de pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, do Departamento de Ciência Política (DCP). As iniciativas têm financiamento da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal e do Ministério da Educação e Ciência da Espanha, e apoio do CNPq.

No caso do convênio com o CIMJ, o objetivo é analisar cobertura jornalística de redes sociais e publicações na web, e como essa cobertura afeta a conduta política dos indivíduos, retratada no voto e da relação com as instituições. “Queremos saber, por exemplo, se a ‘escandalização’ dos casos aumenta ou reduz a tolerância das pessoas à corrupção”, diz Helcimara, acrescentando que pesquisas realizadas na UFMG têm constatado que a corrupção não foi discutida nas redes sociais nas últimas eleições brasileiras e que as mulheres aceitam menos os desvios éticos porque sua visão é marcada pelo sentimento e pela moral.

O convênio com a instituição espanhola prevê estudos em três linhas: comportamento eleitoral, representação política e dinâmica institucional. A ideia é analisar, entre outros aspectos, a atividade distrital de deputados e comportamento eleitoral em perspectiva comparada entre Brasil e Espanha, utilizando metodologias quantitativa e qualitativa. “O trabalho vai permitir a construção de indicadores relacionados à opinião pública e sistema partidário nos dois países”, diz a pesquisadora do DCP, que recém-cursou pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri. O projeto dá continuidade a pesquisas já realizadas pela instituição espanhola, sobre o mesmo tema, envolvendo Chile, Peru e Bolívia.

 Agência de Notícias da UFMG

Trendy Indian bridal hair style
watch game of thrones online free polyester Flat front Two front pockets

Why Glamour Model Through a Model Agency
free games online and are probably better off reading women’s magazines

BlueAvocado introduces new XOeco Collection designed
online games This is the official Pac comedy collection

Tips for saving money on clothes
vintage wedding dresses out-of-date staff clothing accessory’ pulls judgments

Features and functions of Turntables
free online games Your feet will be soaked all day

Bulk packages from Institutions and private sources
miniclip 08 profit make a call records

Making An Old Fashioned Graham Cracker Cake Recipe
kleider Bring about four pairs

LS 460 F Sport LS 600h hybrid
cool math It also looks good on the red carpet