UFMG promove debate com autores de obras de divulgação científica

Autores de livros de divulgação científica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG debatem, na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, a importância de ações de popularização do conhecimento. No encontro com a comunidade acadêmica, quatro professores e uma servidora técnico-administrativa falarão de suas publicações.

Participarão do bate-papo os professores Adlane Vilas-Boas Ferreira, autora do Pílulas de Ciência 2, Geraldo Wilson Fernandes, escritor de Cerrado: em busca de soluções sustentáveis, e Pedro Marcos Linardi, autor de Fábulas parasitológicas. Também estará presente a mestre em Ilustração Científica Rosa Alves Pereira, cujo livro bilíngue Ilustração zoológica traz conceitos, história da ilustração científica zoológica e diferentes técnicas de desenho. O evento, gratuito, ocorrerá no hall do ICB, campus Pampulha.

Em seguida, será aberto espaço para perguntas, sessão de autógrafos, distribuição ou venda das obras.
“Trata-se de oportunidade para a comunidade conhecer parte da produção do nosso Instituto na área de divulgação científica, que muitas vezes passa despercebida”, afirma a professora Andréa Macedo, diretora do ICB.

Confira sinopse das obras
Fábulas parasitológicas – Lições éticas e bem-humoradas para o estudo de parasitas, de Pedro Marcos Linardi: ensinar e aprender Parasitologia de forma bem-humorada é o propósito desse livro em que os parasitos são os personagens centrais e agem como seres humanos. Por meio de fábulas, a obra introduz o tema parasitologia e propõe lições com mensagens éticas.

Pílulas de ciências 2: Motivando a aprendizagem escolar, de Adlane Vilas-Boas e colaboradores: material lúdico, cartilha tem como principal objetivo contribuir para tornar a rotina escolar mais atrativa, oferecendo outras possibilidades didáticas em sala de aula.

Ilustração zoológica, de Rosa Alves Pereira: Obra didática bilíngue (português-espanhol), traz conceitos, história da ilustração científica zoológica, seis técnicas de desenho (três em P&B e três em cores), além das técnicas mistas. Também reúne orientações para a conservação das coleções biológicas, instruções a respeito das posições em que devem ser desenhados os animais dentro da classificação biológica dos invertebrados (moluscos e insetos) e dos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Cerrado – em busca de soluções sustentáveis, de Geraldo Wilson Fernandes: apresenta a riqueza e as peculiaridades do cerrado de forma bem ilustrativa e aborda temas como botânica, cerrado, sustentabilidade, políticas públicas, bioma, ecologia, meio ambiente, savana e uso da terra. No livro, também são relatadas as ameaças ao cerrado e as possibilidades de mitigação.