UFMG promove debate sobre universidade pública e política de ciência e tecnologia

O Grupo Universitátis/CNPq, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, recebe nesta quinta e sexta-feiras, 10 e 11 de março a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eblin Joseph Farage  Ela   vai analisar as principais  políticas educacionais em curso, como a Lei 13.005/2014 (PNE), Lei da Carreira (Lei 12.772/2012), Ebserh (12.550/2011) e, mais amplamente, como as políticas macroeconômicas  e do ajuste fiscal refletem sobre a educação superior.

Na noite do dia 10 de março, às 19h,  no Auditório Neidson Rodrigues da FaE, EblinFarage, compõe a mesa redonda Educação Superior no Brasil: (des) caminhos da universidade pública, juntamente com os professores Ruben Caixeta (Fafich/UFMG), Savana Diniz (FaE/UFMG), e representante do DA Pedagogia, na Semana Ser Professor, promovida pela Faculdade de Educação.

A análise de Farage contemplará o complexo conjunto de normatizações, os cortes de mais de R$ 9 bilhões no orçamento do MEC, em 2015, e mais R$1,3 bilhão em 2016. Além disso, os contingenciamentos nos orçamentos dos estados, a imposição da Funpresp aos novos servidores, a reforma da previdência e o intento de contratar professores e técnicos por Organizações Sociais (OS).

No dia 11 de março, às 11h, no Auditório Luiz Pompeu da FaE, o tema Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: Análise Crítica, será abordado por EblinFarage considerando que, diante da Lei de Inovação Tecnológica e a implementação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) se faz necessário refletir sobre o conjunto das políticas de C&T, os orçamentos, critérios e mecanismos de distribuição de recursos da União e dos estados para a produção científica e tecnológica.

Essa palestra integra o Projeto sobre Tecnologia e Educação da UFMG/FAE, no Programa de Consolidação das Licenciaturas/Prodocência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/DEB/Capes.

EblinFarage é doutora em Serviço Social (UERJ), e professora da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares – NEPFE. Tem experiência na área de Educação, Educação Popular, Formação, Favela, movimentos sociais e movimento sindical. Membro do Conselho Editorial da Revista Territórios Transversais.

CEDECOM – Universidade Federal de Minas Gerais