UFMS apresenta modelo de infraestrutura hospitalar para tratamento da Covid-19

 

O Modelo de simulação do uso de infraestrutura física hospitalar para o tratamento da Covid-19, desenvolvido pelo Laboratório em Sistemas de Informação e Métodos de Apoio a Decisão (Simad), da UFMS, está sendo apresentado durante o 52º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2020), realizado de 3 a 5 de novembro de 2020 pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.

Apresentado no principal evento brasileiro na área, o modelo é baseado em simulações utilizando Teoria das Filas, por meio do software Arena®, que envolve o estudo da espera em diferentes tipos de situações.

“Nesse relatório trabalhamos com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, nos meses de maio e junho, e simulamos a quantidade de leitos necessários para UTI e enfermaria para o período de 25 de junho a 9 de julho – 15 dias. Fizemos várias replicações para aumentar a confiabilidade dos resultados”, explica o professor João Batista Sarmento dos Santos Neto (Faeng), um dos coordenadores da equipe que também é formada pela professora Carolina Lino, pela mestranda Naylil Lacerda e os graduandos Gabriel Ensinas e Renan Della Sent.

De acordo com o modelo, para esses 15 dias seriam necessários 368 leitos para enfermaria e outros 115 para UTI.

“A principal contribuição do nosso estudo é utilizar da modelagem matemática para identificar a demanda pela infraestrutura física de leitos da rede pública de saúde de Campo Grande para a Covid. Então conseguimos levantar a quantidade necessária por período dos leitos e isso ajuda aos gestores públicos a tomarem decisões, como expansão do número de leitos, analisar se a quantidade era suficiente, se era necessário impor alguma medida sanitária de isolamento, medidas que auxiliam a conter o avanço do Coronavírus”, diz o professor.