UFMS – Convênios movimentam Programa de Pós-graduação em Ciências

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências realizou seu primeiro estágio doutoral, por meio de convênio firmado com a Universidad Pedagogica Nacional, de Bogotá, Colômbia.

Esse convênio funciona nos mesmos moldes do protocolo de intenções com a Universidad de Matanzas, Cuba, e ambos já permitiram o intercâmbio de alunos e professores das instituições envolvidas.

Segundo a professora Shirley Gobara, coordenadora do Programa de Doutorado em Ensino de Ciências, esses convênios integram a política de internacionalização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fomentada pela Propp (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação), e são importantíssimos para o Programa. “A riqueza nessa colaboração, nessa troca de experiências, é fundamental para o nosso Programa e para os estudantes que fazem parte desse processo”, afirma a professora Shirley.

Atualmente a UFMS mantém 18 parcerias internacionais com dez países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal.

Na última sexta-feira, docentes e alunos da UFMS participaram do Seminário do Doutorado em Ensino de Ciências, com a palestra “Desarrollo de competencias docentes en maestros en formacion en el área de Tecnología e Informatica: diseno de un instrumento científico como estrategia didactica posibilitadora”, proferida pelo doutorando Jimmy William Ramirez Cano.

O doutorando, que também leciona na Universidad Pedagógica Nacional, foi recebido pelo Programa em Ensino de Ciências para um estágio doutoral de quatro meses, com tutoria da professora Shirley Gobara.
Incentivado por um professor da Universidade Pedagogica Nacional, com quem trabalha, o doutorando Jimmy Cano afirma que somou muitos ganhos no estágio aqui realizado. “A proximidade e a qualidade das pessoas é muito importante, assim como aprender o português. A Universidade e os professores daqui me ajudaram muito”, diz.

Apesar de desenvolver a tese em educação na área de Tecnologia – formação que segundo Jimmy não existe no Brasil e em nenhuma outra universidade, o Programa em Ensino de Ciências permite vincular as duas áreas e está diretamente relacionado com sua tese.

A proposta de investigação do colombiano trata de quatro ideias: a educação em tecnologia; as dificuldades nos desenhos de currículos e para a formação de professores nessa área; o uso do instrumento científico e o experimento no ensino da tecnologia e, por último, o impacto que tem a educação em ciências e a educação em tecnologia na política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação e no desenvolvimento da Colômbia.