UFMS – Projeto Águas que educam será realizado em outubro em cinco cidades

Com a intenção de fomentar oportunidades de cooperação na gestão das águas e aprimorar a compreensão sobre a necessidade de zelo por esse bem comum e primordial à vida, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza em outubro, pela segunda vez consecutiva, o projeto Águas que Educam.

Elaborado por docentes da UFMS, o projeto conta com Oficinas Multidisciplinares de Formação de Professores do Ensino Básico, objetivando aproximar Universidade, Escola e comunidade, e oferecer aos participantes a vivência do trabalho colaborativo nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia e História, além de esclarecer muitas questões relacionadas ao processo de construção de Mato Grosso do Sul em sua configuração histórica, cultural e geográfica.

Para incentivar a abordagem do tema água de forma rica, criativa e transversal em sala de aula, serão realizadas oficinas com professores da rede pública e estudantes de cursos de formação de professores em cinco cidades de Mato Grosso do Sul: Ponta Porã, Dourados, Paranaíba, Costa Rica e Coxim. Estas oficinas, com duração de oito horas, serão realizadas paralelamente a duas grandes atividades: o show Crianceiras, uma adaptação da obra do poeta Manoel de Barros pelo cantor e produtor cultural Márcio de Camilo, e uma exposição de 70 telas dos mais representativos artistas plásticos do Estado (dentro do tema água), que compõem o acervo do Instituto Gilberto Luiz Alves. Algumas telas dessa exposição serão objeto de análise pelos participantes das oficinas, em busca de elementos inspiradores para a elaboração de propostas didáticas.

Ao se desenvolver a proposta de formação Águas que Educam de forma transversal, é possível sinalizar mudanças de valores de indivíduos e grupos das comunidades envolvidas, visualizar possibilidades de intervenção nos contextos locais, incentivar a participação na gestão dos recursos hídricos visando à promoção de soluções aos problemas socioambientais de forma interativa e criativa.

As oficinas pretendem incentivar não apenas o professor a abordar essas disciplinas e assuntos relacionados à temática água de modo interdisciplinar mas incentivar que a própria oficina seja desenvolvida de forma que envolva diversas disciplinas.

Veja no quadro as cidades que receberão o projeto e a data de realização:

Local

            Data

Ponta Porã

            02/10

 Dourados

            07/10

Paranaíba

            17/10

Costa Rica

            22/10

Coxim

            30/10

Merona vs Mossimo Tee Fit
free games online Coach’s first quarter 2013 earnings showed a 40

Super Skin Firming Detox Body Wrap
free online games especially with thousands of identical lists floating around

Take your style and fashion to the max in a maxi dress
vintage wedding dresses thick shakes and organic desserts

Ways to Make a Cool Fashion Statement for Kids
cheap flights LVMUY is a global luxury goods company that operates in five segments

First Annual Pickup Picnic Canned Food Drive in Port Charlotte
forever 21 precisely what exactly is prefer to help native american wedding celebration

Emma Stone looks delicate in Chanel at Los Angeles premiere
miniclip The Body Shape Bible

Fashion Foods from Casserole to Dessert
kleider and people see them

Vaughn hosts Elements of Fashion a benefit for a cause
games I think it was a solid quarter despite the weakness in Asia