UFMS – Reitores do CRIE-MS debatem Ensino Remoto de Emergência

 

Por meio de videoconferência, os reitores das seis instituições que formam o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul) debateram ontem (10) o Ensino Remoto de Emergência.

A 7ª reunião ordinária foi presidida pelo reitor da UFMS, Marcelo Turine, e contou com a presença dos reitores do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano; da UCDB, Pe. José Marinoni; da UEMS, Laércio Alves de Carvalho; da Uniderp, Taner Bitencourt e da UFGD, Mirlene Ferreira Macedo Damázio.

Como primeiro tópico da reunião, os reitores compartilharam as experiências vivenciadas de março até agora nas diferentes instituições referentes ao ensino remoto de emergência e ao trabalho semipresencial em decorrência da pandemia da Covid-19. “É muito importante esse compartilhamento de informações para que possamos ter a dimensão do desafio para o nosso estado, com as particularidades de cada instituição”, disse Turine.

Nesse sentido, o CRIE-MS decidiu intensificar a troca de experiências e soluções entre as instituições do estado, com a promoção de webinares sobre as atividades acadêmicas, com a presença dos pró-reitores de graduação e pós-graduação, e outra sobre o plano de biossegurança, com as medidas de prevenção para garantir a saúde das pessoas numa possibilidade de retorno às atividades presenciais. “A ideia é uma instituição aprender com a outra e apontar caminhos bem-sucedidos”, disse o padre José Marinoni.

Os reitores também discutiram a homenagem ao Dia Estadual da Educação Superior, que será comemorado no dia 21 de agosto pela a Assembleia Legislativa do Estado, que entregará a Comenda Pedro Pedrossian e a Medalha Darcy Ribeiro aos profissionais da Educação que tenham prestados relevantes serviços para o engrandecimento do ensino, pesquisa ou extensão nas Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul.

Para encerrar a reunião, os reitores elegeram a nova gestão do CRIE-MS, que será presidido pelo reitor da Uniderp, Taner Bitecourt, e na vice-presidência a reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano. A nova gestão tomará posse no dia 21 de agosto.

“Quero aproveitar para agradecer ao Turine que trouxe uma SBPC para o nosso estado, enfrentou diversos desafios e sempre com muita articulação e diálogo encontrou as melhores soluções”, afirmou Bitencourt. “O CRIE-MS é muito importante para a educação superior e estabelece o diálogo, o respeito e a integração entre as instituições. É uma tarefa muito nobre e o grande desafio é dar continuidade a instituição que já foi presidida pelo Fabio Edir e pelo Marcelo Turine. Agradeço a confiança e vamos juntos trabalhar em prol da educação no nosso estado”, finalizou Bitencourt.