UFMS sedia em setembro congresso regional de pesquisadores negros

Entre os dias 11 e 14 de setembro a UFMS sediará a quarta edição regional do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene). O evento é voltado a pesquisadores, ativistas, professores do ensino básico e demais interessados nas atividades que se voltarão ao tema “Ecologia de saberes: lutas e resistências descoloniais no Centro-Sul da América do Sul”.

Segundo a organização o objetivo é promover o debate e a reflexão acerca de afirmações sociais, culturais, políticas e epistêmicas dos povos historicamente silenciados pela modernidade colonial, principalmente os negros e negras, que têm em sua trajetória histórica o sequestro de seus familiares da África, os quais muitos foram trazidos para a América, e que atualmente estão no centro-sul. Ainda, além de outras vertentes de estudo, abre-se as discussões para os povos originários latino-americanos.

A realização é da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do evento, onde poderão ser obtidas mais informações como a programação completa.