UFMT abre portas para novas cooperações internacionais

A XXVI conferência da Associação das Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) ocorreu em Joinville-SC, no período de 12 a 16 deste mês. O evento teve o objetivo de promover discussões sobre políticas para a educação internacional e apresentar práticas de cooperação entre instituições brasileiras e internacionais, sob o tema central “A Educação Superior Brasileira: Construindo Parcerias Estratégicas”.

O secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Paulo Teixeira, esteve presente no encontro, que contou com aproximadamente 600 participantes, um quarto dos quais provenientes de instituições estrangeiras como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, França, Irlanda, Portugal e México. Houve também a presença de agências de fomento nacionais e estrangeiras – Capes, CNPq, Campus France, Cofecub (programa de cooperação França-Brasil), Education USA, entre outras. De acordo com o secretário, foi aberta a possibilidade de 10 novas parcerias com instituições estrangeiras e a aprovada a realização da próxima conferência da Faubai na UFMT.

É a primeira vez que este evento atrai um número tão grande de participantes estrangeiros, interessados nos avanços dos processos de internacionalização das IES brasileiras, que têm o programa Ciência sem Fronteiras como um dos seus destaques, informa Teixeira. A Conferência consistiu de palestras, mesas-redondas, workshops e reuniões plenárias. O último dia do evento foi reservado a encontros e discussões bilaterais entre universidades interessadas em firmar parcerias visando à cooperação para o avanço da cultura, da educação e da pesquisa. No caso da UFMT, buscou-se também o estabelecimento de parcerias para troca de experiências em boas práticas administrativas visando ao aperfeiçoamento ou desenvolvimento dos setores de relações internacionais e correlatos.

“O encontro nos abriu a possibilidade de 10 novas parcerias com instituições da Noruega, da África do Sul, Estados Unidos, França, Irlanda, México, aumentando, assim, a inserção e a visibilidade internacional da nossa instituição. Entretanto, fica cada vez mais evidente a necessidade de criarmos estratégias para o aprendizado de línguas estrangeiras (principalmente o inglês) e de ofertarmos cursos de português para estrangeiros, sendo estes os principais gargalos para uma melhor inserção internacional da UFMT”, avalia Teixeira. Por fim, foi reafirmada a decisão, tomada no ano passado, de que a UFMT será a organizadora da XXVII Conferência da Faubai, que deverá ocorrer no período de 13 a 15 de abril de 2015. “Essa será uma excelente oportunidade para a nossa comunidade acadêmica travar contato com acadêmicos de diversas regiões do Brasil e do exterior e a Secretaria de Relações Internacionais já está envidando todos os esforços para que o evento seja um grande sucesso”, adianta. Como evento paralelo deverá ser realizada a terceira edição da tradicional Feira de Intercâmbio Internacional, Educação, Cultura e Turismo (Feinter).

A Faubai, criada em 1988, é uma associação sem fins lucrativos. Com 250 associados, promove o processo de internacionalização das IES brasileiras, a divulgação da diversidade e das potencialidades do sistema de educação superior brasileiro no exterior e a capacitação e treinamento de seus associados, por meio de intercâmbio de informações e experiência, promoção de congressos, conferências, seminários, cursos e encontros, assessoria a IES e outras entidades, e participação junto a agências de fomento, organismos governamentais, representações diplomáticas e programas de cooperação internacional no Brasil e no exterior.

Ascom UFMT

Fashion Tips for Older Job Seekers
watch game of thrones online free Between the two personalities and new found friends

Find Quality Exotic Sexy Clothing Lingerie and Shoes
free games online my basic is very tight with my legs

I was in NYC this past weekend and thought
free online games Shortly after the killing of the pig and the rabbits

Spring 2015 show with Temptu makeup
onlinegames intend to look tights in such a garments

Find Right Hair Style For Your Look
jeu gratuit While mastering this free spirited

Tips for a newb to fashion
miniclip match finder system hosiery in addition , laces

Yoga Helps You Build a Fit Body and a Healthy Mind
kleider as the frames themselves are quite minimal and slight

You Wanna Wear Black Nail Polish
cool math games if you want to give it a little more personality