UFMT celebra 48 anos com homenagens e programação variada

Em dezembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza a programação dos seus 48 anos com programação diversificada, no encerramento da Agenda Cuiabá Tricentenária e homenagens a Wlademir Dias-Pino, poeta e artista plástico falecido em agosto.

A exposição-homenagem ao idealizador do Intensivismo e da identidade visual da UFMT será aberta no dia 03, às 18h, no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), com acervo inédito e curadoria de Regina Pouchain, viúva de Dias-Pino. A visitação segue até 31 de janeiro no museu. Na sequência, sob a coordenação do professor Roberto Victorio, acontece o Concerto “Exoquarteto”, ainda no MACP. E, às 20h, acontece no Auditório do Centro Cultural a Cantata de Natal do Coral da UFMT.

No dia 04, o Cineclube Coxiponés exibe os quatro curtas-metragens mato-grossenses premiados na 17ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário América (Maual), às 19h30, no Auditório do Centro Cultural.

O projeto de extensão “Música com Crianças”, que engloba a faixa etária de oito meses a cinco anos, realiza, no dia 05, o musical “Lino, o menino que queria cantar”, com participação especial do “Arte Cidadã”, de Santo Antônio do Leverger. O enredo gira em torno do simpático Lino, um menino que viaja pelo universo em busca da realização de seu sonho de ser cantor. Aprende tudo que é possível, em sua mágica viagem, com flores, rosas, borboletas, bruxas e fantasmas.

Nos dias 06 e 07, o destaque fica por conta da Orquestra Sinfônica, respectivamente, com o ensaio aberto e o concerto que marca o encerramento da série Gabriel Novis Neves e da Agenda Cuiabá Tricentenária. A retirada de ingressos, para apresentação no dia 07, acontece entre os dias 03 e 05 na Supervisão de Teatro, sendo permitida a retirada de, no máximo, dois ingressos por pessoa.

O Coral da UFMT apresenta-se nos dias 08 e 09, no Teatro Universitário, com programa em duas partes e a peça “Misa Criolla”, do compositor argentino Ariel Ramirez, e obras que integraram o repertório ao longo de 2018. A mesma programação pode ser conferida também no Câmpus de Sinop nos dias 14 e 15.

Já no dia 10, aniversário da Instituição, acontece a apresentação, às 19h, do “Presépio Vivo – Natal Iluminado”, em parceria com o Grupo de Teatro Cena Onze e a Prefeitura de Cuiabá, nas proximidades do Parque Aquático e da Guarita I. As performances do Presépio Vivo ocorrem até dia 14 e a instalação segue aberta para visitação até 06 de janeiro, junto com o concerto “CuiaBach”, dos projetos UFMT em Cordas e Violões da UFMT.

E às 20h, no Teatro Universitário, o programa de extensão “UFMT com a Corda Toda”, evidenciando os projetos Orquestra Cuiabana de Choro, UFMT em Cordas, Grupão de Viola e Violoncelo, Orquestra do Programa UFMT com a Corda Toda, e ao final, ocorre a “Apoteose dos Violinos” com 200 alunos do programa
Entre os dias 11 e 14, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, ocorre a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que marca os 70 anos da Declaração Universal proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e homenagem a Milton Gonçalves.

Para o encerramento das atividades, no dia 21, o Cineclube, em parceria com o Cine Teatro Cuiabá, exibe dois filmes estrelados por Jim Carrey: “Os Fantasmas de Scrooge”, às 15h, e “O Grinch”, às 19h30.

Confira a programação completa.