UFMT – Programa de monitoria digital disponibiliza 98 bolsas

A ação auxilia estudantes durante a flexibilização das disciplinas

APró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), divulga o resultado do Programa de Monitoria para as disciplinas flexibilizadas do período letivo de 2020/1. Serão 98 bolsas espalhadas pelos diferentes Câmpus, que auxiliarão os estudantes durante a flexibilização.

O Programa de Monitoria será ofertado excepcionalmente de forma digital, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), enquanto vigorarem as restrições para o desenvolvimento de aulas presenciais, em função da pandemia do coronavírus. A ação tem a finalidade de apoiar e assessorar as atividades didáticas e proporcionando aos bolsistas o desenvolvimento de habilidades na área da docência.

“A importância da monitoria nas disciplinas flexibilizadas vai além da obtenção de uma certificação, enriquecimento do currículo ou uma contagem de pontos nas atividades. Independentes do curso, essa atividade complementar proporciona ao monitor um ganho intelectual, na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação Lisiane Pereira de Jesus.

A professora Vanessa Sobue Franzo, do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural, destaca que a monitoria estreita a comunicação entre o professor e a sala de aula por meio do aluno monitor, facilitando o ensino-aprendizado. “No meu caso, que atendo um número grande de alunos por turma e com carga horária prática intensa com assuntos complexos, ter monitores é essencial para o atendimento pleno de todos da sala de aula”.

A docente pontua ainda, que durante este período de flexibilização das disciplinas, a monitoria se torna “imperiosa e indeclinável”, pois o novo modelo de aulas permite ao estudante maior autonomia sobre seu caminho formativo, seguindo seu ritmo pessoal. “O monitor irá facilitar o processo ensino-aprendizagem vez que está solicito em horários diferentes do tutor e utilizando ferramentas virtuais que ele já domina, auxiliando na gestão da disciplina”, afirma.

O período para os professores cadastrarem os monitores no sistema de monitoria é de 03 a 07 de agosto. A homologação e encaminhamento da lista para a PROEG devem ser feitas de 10 a 14 de agosto. O Resultado final será publicado no dia 24 deste mês.

Serão 10 bolsas em Várzea Grande, 20 em Araguaia, 20 em Sinop e 48 em Cuiabá. A distribuição foi realizada pelo comitê de monitoria, dia 30 de julho, mediante recebimento das propostas de monitoria dos cursos interessados na monitoria digital.