UFOP é notícia no The New York Times e em outros veículos de comunicação

A reportagem é sobre a pesquisa que testou as ferramentas de avaliação e de perfis influentes no Twitter, especificamente o Klout e o Twitalizer

O projeto “Transformando Robôs em pessoas in?uentes no twitter“, desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório iMobilis do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto, ganhou espaço na mídia, inclusive internacional. O assunto virou notícia até mesmo no The New York Times. O estudo foi desenvolvido pelos professores Ricardo Rabelo, Fabrício Benevenuto e pelo aluno da graduação Johnnatan Messias e pelo estudante de mestrado Lucas Schimdt. A visibilidade ocorreu após o trabalho ser publicado na revista cientifica FirstMonday.

A pesquisa teve como objetivo testar as ferramentas de avaliação de perfis influentes no Twitter, especificamente o Klout  e o Twitalizer. Para a análise, foi criado um bot programado, que executa as atividades como um usuário comum do Twitter. Em seu perfil, descreve-se como uma jovem jornalista do Rio de Janeiro, chamada “Carina Santos”, que trabalha na Globo. Leva uma vida normal, com postagens constantes sobre notícias e também comentários.

Com suas publicações, inclusive bem humoradas, conquistou mais de 700 seguidores. O professor do Decom, Ricardo Rabelo, contou que, durante o experimento, até mesmo profissionais da Rede Globo, sem saber que se tratava de uma pesquisa, também interagiram com “Carina”.  Ele disse que jornalistas da emissora e o lutador de Ultimate Fighting Championship (UFC) Minotauro publicaram na página.

 Para o seu funcionamento, os pesquisadores do iMobilis  desenvolveram um algoritmo denominado scarina. Ele busca no Twitter sentenças como “Globo + palavra”. Depois seleciona os mais recentes do resultado para retweetar ou reaplicar. O trabalho desenvolvido pelo grupo mostrou como é fácil manipular a opinião pública em relação a influência nas redes, “o que motiva o trabalho é mostrar que atividades automáticas simples fizeram um robô se tornar influente”, explica o professor da pós-graduação Fabrício Benevenuto.

Em julho, o projeto ficou em terceiro lugar no Concurso de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira de Computação (CTIC – 2013). O professor Ricardo destacou que o estudo causou um impacto na forma como o Klout e o Twitalizer medem a influência de um perfil. “O prêmio é importante para a visibilidade da pesquisa desenvolvida na UFOP, reforçando a sua credibilidade. Também atrai mais alunos para a Universidade e facilita a captação de recursos para outras pesquisas”, destaca.

O estudante Johnnatan Messias disse que a premiação é muito gratificante para a sua carreira acadêmica e profissional. “O trabalho surgiu como proposta para avaliação da disciplina Análises de Mídia Social do Decom, mostrando, portanto, que um trabalho desenvolvido em sala de aula pode alcançar premiações e publicações nacionais e internacionais”, afirma.

Links mencionados na matéria:

The New York Times – http://www.nytimes.com/2013/08/11/sunday-review/i-flirt-and-tweet-follow-me-at-socialbot.html?_r=2&

 

Ascom UFOP

 

 

Nike shoes is a model of fashion to close the pop stars
watch game of thrones online free make a note of the exact measurement

How to Understand a Penguin
free games online how to wear fashionably pertaining to faculty

Eternity Diamond Rings to Stay Forever and Tie You in Eternity
cheap prom dresses The Oasis also features a giant glass fountain wall

Tips on How to Spot a Fake Pearl
forever 21 Express fashion brand opens store in Jeddah

La Quinta Inn Santa Fe
free online games Optima Bohemian Vacation Rental in Arizona

Kate Middleton Inspires Leg Fashion
jeu gratuit and she unleashed

Fashion Trends for Men in the 1980s
games puffy eye area skin look firmer and rejuvenated

‘New York’ on the Future of the ‘Times’
cool math games Think Southern Belle attitude