UFOPA avança com política de expansão por municípios do Oeste paraense

Terminou na última quinta, dia 2 de outubro, a série de anúncios acerca da licitação dos três novos Câmpus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) nos municípios de Alenquer, Monte Alegre e Itaituba. De acordo com a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, a interiorização da Universidade é uma prioridade para os próximos anos.

“A expansão do ensino superior público federal é uma demanda antiga dos municípios da região do Baixo Amazonas e do Tapajós. Esse ano, priorizamos a distribuição de recursos nessas três cidades onde ainda não temos estrutura própria. Queremos criar condições para nos próximos quatro anos podermos ofertar cursos superiores em todos os municípios fora da sede”, enfatizou.

Em cada um dos três municípios será erguido, inicialmente, um prédio de quatro pavimentos, com cerca de 4.000m². No total, as três obras somarão um investimento de quase R$30 milhões. “Em termos de infraestrutura, esses primeiros blocos deverão contar com salas de aula, salas administrativas, biblioteca, laboratórios e auditório”, explica Raimunda Monteiro. A previsão é de que as obras se desenvolvam ao longo de 2015 para que, em 2016, a Universidade possa ofertar os primeiros cursos regulares de graduação nesses locais.

Segundo a reitora da UFOPA, o edital de licitação para construção dos Câmpus da UFOPA em Alenquer, Monte Alegre e Itaituba será lançado ainda em outubro. No final de setembro, já haviam sido nomeados os membros que compõem a comissão especial que irá desenvolver todo o processo de licitação das obras. “Estamos iniciando o cumprimento de um compromisso assumido com os municípios da região Oeste paraense”, avalia Raimunda Monteiro.

Ainda de acordo com a reitora, a instalação da Universidade nos três municípios representa uma nova fase no desenvolvimento regional. “Queremos manter o diálogo permanente durante os próximos anos para que possamos definir a estratégia de implantação e de consolidação destes municípios como polos de educação superior na região. As estratégias de ensino e pós-graduação serão formuladas de acordo com as demandas de cada um deles”, ressalta.

Atualmente, a UFOPA desenvolve suas atividades em três câmpus distribuídos em Santarém: Amazônia, Tapajós e Rondon. Além da sede, a Universidade está presente em Oriximiná, onde funciona em estrutura própria, herdada da Universidade Federal do Pará (UFPA). O prédio de Juruti, em fase final de construção, deverá ser entregue no início de 2015. “O primeiro curso regular de graduação em Juruti será ofertado já no ano que vem. Vamos iniciar com Agronomia”, informa a reitora.

Também em 2015, a cidade de Óbidos receberá o primeiro curso regular de graduação ofertado pela UFOPA. A turma pioneira na cidade será de Pedagogia com foco na educação infantil. Serão ofertadas 50 vagas. As aulas serão realizadas na antiga escola Irmã Firmina, doada pela Prefeitura de Óbidos para funcionamento da UFOPA. O prédio foi totalmente reformado para abrigar servidores e alunos. Agora, conta com salas de aula amplas, laboratório e biblioteca.

Comunicação Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

the Perfect Shorts for Perfect Looking Summer Legs
watch game of thrones online free how to wear a set high heel sandals for a catering lunch

Thanksgiving Fashion Jewellery for Lovely Ladies
games online we will not incommode you

Lago Mar Country Club Hotels
forever21 also in Hollywood

Chaozhou Municipal Construction industry base in China wedding dress Thoughts
onlinegames Being 5 America Next Top Model Cycle 13 is nothing if not encouraging

Certificate of Conversion or Article of Conversion for LLC
jeux fr date forward manufacturer to the celebs unveils straight

accessories and Clothing coupons and coupon codes
kleider oscar wilde in the direction of suffragettes

WATCHMEN Director Unveils New Footage
ballkleider Their 5 year dividend growth rate is 46

Decorating Ideas With Bratz Room Makeover
cool math games Product organization and design