UFOPA conduzirá estudos sobre impactos da mineração no Tapajós

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) recebe nesta terça-feira, dia 10, a visita do representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (SEICOM), o geólogo José Maria do Nascimento Pastana. Em reunião com a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, e com representantes das unidades acadêmicas da Instituição, foram discutidos ajustes para assinatura de um convênio entre a Secretaria e a Universidade para a realização de pesquisa e elaboração de estudos sobre a viabilidade ambiental da mineração no Rio Tapajós.

As discussões sobre a contratação da UFOPA para realização do estudo foram iniciadas em 2013, por iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), com vistas ao licenciamento para a operação das cerca de 60 balsas de mineração, que extraem ouro e diamantes do leito do Rio Tapajós, entre Itaituba e Jacareacanga. O trabalho deverá ser desenvolvido por dois anos e os recursos serão provenientes da SEICOM, através da Taxa Mineral.

“O estudo que a UFOPA realizará envolve pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Assim teremos um diagnóstico integrado, uma análise nas dimensões ambiental, social e econômica do impacto dessa atividade no leito do Tapajós. O trabalho que estamos realizando hoje é detalhar as condições em que a Universidade vai realizar esses estudos”, explica a reitora.

Participaram da reunião o diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Prof. Rodolfo Maduro Almeida; a diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Profa. Elaine Pacheco de Oliveira; a diretora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Profa. Marlene Escher; o diretor do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Prof. Andrei Morais; o Prof. Bernhard Perehovich (IEG); e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM), Prof. Keid Nolan Sousa.

Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Coordenação de Comunicação

IBM Acquires Cloud Host SoftLayer
watch game of thrones online free for it has abused and corrupted

Tag Heuer Formula 1 Ladies Watch
online games The opk was dark but not

Secret Fashion Show a Recap
cheapest flights Blue Ribbon Sports had made over a million dollars

Funny Stories on the Origin of Some Lady Shoes
onlinegames the English cast appeared to be more convincing

Where can I find affordable slim dress pants
miniclip baltimore vogue week prices are at discount

Profits Fall But Company Still Looks Good For The Long Run
kleider First explained in a 1968 Sports Illustrated story

TextPressor Scam or Any Good
ballkleider The holding company is engaged in eight primary business segments

can make your house beautiful
cool math games I know that diaper bags don have to be