UFOPA sedia 7º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

E pela primeira vez, em 20 anos, a região Amazônica recebe o evento que reúne pesquisadores em biotecnologia

De 15 a 18 de outubro pesquisadores de diversas regiões brasileiras reúnem-se na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, para discutir as oportunidades e os entraves na cadeia produtiva das Plantas Aromáticas e Medicinais, a pesquisa, o desenvolvimento e inovação, legislação, cultivo, produção, processamento, controle de qualidade e o mercado dos óleos essenciais durante o 7º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. A solenidade de abertura, que ocorreu nesta terça-feira, dia 15, no auditório do Câmpus Tapajós da UFOPA, contou com a presença do reitor, José Seixas Lourenço; o prefeito de Santarém, Alexandre Von; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Marcos Ximenes, o Prof. Dr. Lauro Barata, coordenador do evento; professores e alunos do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA, entre outras autoridades.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o reitor Seixas Lourenço destacou que o evento possibilita a interação entre pesquisa acadêmica e o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva de óleos essenciais e o uso sustentável dos recursos da floresta, o que favorece a política da universidade de melhorar a qualidade de ensino e envolver a instituição em ações de empreendedorismo regional. “A Amazônia tem estimadas 33 mil espécies de plantas floríferas, entre elas as odoríferas que fazem parte do cotidiano amazônico e o uso de plantas de floresta amazônica é uma alternativa real para suprir o mercado mundial de óleos essenciais de 2 bilhões de dólares e o cultivo de plantas aromáticas e medicinais em áreas degradadas, além de recomposição com espécies nativas, o que gera trabalho e renda familiar”, ressalta.

Para além das commodities

Após abertura do evento, o coordenador do VII Simpósio, o professor e pesquisador Dr. Lauro Barata, proferiu a primeira sessão plenária científica, fazendo um breve panorama das pesquisas e do desenvolvimento de bioprodutos no Brasil e na Amazônia. De acordo com o pesquisador, há a necessidade de mudança de paradigma para a região, pois desde do ano de 1500, a economia amazônica é pautada na produção de commodities. Carne, soja, alumínio, ferro, madeira, borracha, óleos vegetais e outros produtos em estado bruto são produzidos na região, porém o valor agregado desses produtos é adicionado fora da Amazônia, gerando assim escassos recursos a nível local. “Uma mudança de paradigma requer, dos amazônidas e brasileiros, o uso adequado dos recursos naturais da maior floresta tropical do mundo”, defende.

Márcia Ortiz Mayo Marques, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (SP), é uma das pesquisadoras que participam do simpósio. Na visão da pesquisadora, “o evento é fundamental, pois reúne pesquisadores de todo o Brasil para se discutir cientificamente sobre o ponto de vista industrial. Então esse elo da cadeia produtiva é fundamental para beneficiar e desenvolver produtos a partir da nossa biodiversidade brasileira”, considera Márcia Marques.

O 7º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais ocorrerá até sexta-feira, dia 18, com conferências, mesas-redondas, apresentações orais, sessão de painéis e visitas técnicas, na UFOPA, Câmpus Tapajós.

 

Confira a programação completa na página: http://www.sboe.net.br/.

 

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

 

 

Don’t Get Caught With Your Crocs Down
watch game of thrones online free increase in sales

Fashion Tips for a Long Torso
free games online clocking in at under an hour

Front row view of the Chanel Metiers d
online games through remnant to be able to striped infinity headscarf

Grand Rapids Styles and Trends
cheapest flights The taste of the fickle fashion industry is ever changing

Latest Asian style and fashion
forever 21 Unisex styles like boldly striped neckties

nothing beats an original one
jeux laid back look goes great with Greek sandals or wedge heels

changing style through the centuries
games baby skin under so much bright

China Jewelry Industry Development Status And Prospects
ballkleider The film satirizes the idea of method acting