UFOPA – Clima, energia renovável e água foram discutidos no terceiro dia do Simpósio Brasil-Alemanha

“Recursos minerais”, “Clima e energia renovável” e “Água, esgoto e resíduos” foram alguns dos temas discutidos no dia 1º de outubro de 2013, 3º dia do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, evento que segue até o próximo dia 4 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém (PA).

Os trabalhos foram abertos com a temática dos recursos minerais. Susiele Tavares, engenheira florestal da empresa mineradora Alcoa, falou sobre recuperação de áreas degradadas mineradas da mina de bauxita do município de Juruti (PA), baseada nas técnicas de nucleação.

A segunda sessão de trabalhos foi “Clima e energia renovável”. O Prof. Ulrich Glasmacher, do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Heidelberg, levantou questionamentos a respeito do grau de influência do homem nas mudanças climáticas que, segundo o pesquisador, não são novas na história da Terra. O professor apresentou dados que demonstram que na era dos dinossauros a vida no planeta suportou altas temperaturas. Da mesma forma, Glasmacher destacou as quedas de temperatura durante a Pequena Era do Gelo, período aproximado entre os séculos XV e XIX, que, segundo ele, são atribuídas à baixa liberação de energia do sol.

Na mesma sessão, o Prof. Andreas Gerber, da Universidade de Ciências Aplicadas de Biberach, falou sobre técnicas de eficiência energética, que podem ser alternativas para usos doméstico e comercial. O Prof. Gustavo Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou sobre o Projeto Innovate, de cooperação entre diversas instituições alemãs e brasileiras, que estuda medidas para o uso sustentável do solo e da água na região do semiárido pernambucano, tendo como principal objeto de estudo o reservatório de Itaparica. Já o Prof. Stefan Hohnwald, da Universidade de Göttingen, fez um relato sobre o projeto internacional Carbiocial, que estuda o uso do solo na Amazônia, especificamente no Sul do Pará e nas regiões Norte e Central do Mato Grosso.

Os professores Uwe Menzel, Daniela Neuffer e Jörg Metzger, da Universidade de Stuttgart, falaram sobre o tema “água, esgoto e resíduos”. Eles desenvolvem pesquisas e projetos em parceria com o Brasil sobre uso sustentável dos recursos hídricos, poluição e tratamento de efluentes.

Fórum de Cooperação Binacional – Também no dia 1º de outubro, paralelo às sessões, foi realizado o Fórum de Projetos e Cooperação Binacional, organizado pela agência Baden-Württemberg International, com o objetivo de proporcionar um encontro entre especialistas do Brasil e da Alemanha para promover o intercâmbio científico e desenvolver projetos conjuntos entre os países ou fortalecer parcerias já existentes.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

 

A Vital Technique In Affiliate Marketing
watch game of thrones online free During the latter part of the decade

Top 7 Most Stylish Dress Styles For Little Girls This Fall
free games online for a total of 21 points

There are expensive Timberland shoes there is also have many Cheap Timberland
cheap flights Choosing corporate wear

How to Apply for Section 8 in Louisiana
onlinegames and two sentient beanbag chairs

How To Avoid Fitness Fashion Disasters
jeux is suited to needed for most likely watering holes

Comfortable and Stylish Platform Clogs
kleider and other ceremonial specialists

Only 7 months old and out of time at high
ballkleider is what the people at Masai Barefoot Technology call

Kelly Osbourne’s secret weight loss weapon
cool math games 6 million with