UFPA – Livro mostra rico acervo de sociedades pré-coloniais do Médio Xingu

Com o objetivo de mostrar o resultado do trabalho de arqueologia desenvolvido na área do Projeto Volta Grande (PVG), a Mineração e a INSIDE Consultoria Científica começam a distribuição do livro Estudos Arqueológicos e Educação Patrimonial no Projeto Volta Grande, tendo o apoio institucional do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Arqueologia (NPEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Distribuição – “A obra reúne informações que vão desde a ocupação histórica da área da Volta Grande, passa pelos trabalhos de prospecções, resgate, salvamento do sítio, descrições das peças e da composição química de onde esses sítios foram encontrados”, revela Antônio Kalil, coordenador de Meio Ambiente da Belo Sun. Os primeiro mil exemplares devem chegar a acervos de diversas instituições públicas, dentre as quais de ensino superior, ligadas à pesquisa, unidades escolares, museus, além de entidades vinculadas ao setor mineral da região do Xingu e à capital paraense.

O livro de 153 páginas é baseado em pesquisas que priorizam a apresentação, ao IPHAN, de ações necessárias e procedimentos técnicos a serem adotados na execução do ‘Programa de Estudos Arqueológicos e Educação Patrimonial do Projeto Volta Grande, Senador José Porfírio, Pará’. O Programa integra o conjunto de estudos destinados ao processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Identificada como Diagnóstico Arqueológico, a etapa inicial da pesquisa foi realizada pela INSIDE Consultoria Científica, em maio de 2011, e subsidiou o EIA/RIMA do empreendimento. O trabalho compreendeu duas etapas complementares: a contextualização etno-histórica e arqueológica da região e a identificação do patrimônio arqueológico, em campo.

A primeira etapa foi realizada mediante o levantamento de dados secundários na documentação histórica disponível e pesquisa bibliográfica. Já a segunda, trata-se da identificação do patrimônio arqueológico por meio de inspeção visual de superfície (prospecção não intrusiva) na área de influência do PVG. Nessa etapa, foi identificada a ocorrência de nove sítios arqueológicos na área de estudo. O Sítio Acampamento Verena foi um deles.

O projeto de pesquisa propõe a continuidade dos estudos arqueológicos na área do PVG de acordo com cinco etapas fundamentais: Prospecção Arqueológica Intrusiva, Levantamento Oportunístico, Salvamento Arqueológico do Sítio Acampamento Verena (já concluído), Educação Patrimonial junto às comunidades do entorno, Curadoria e análise de material arqueológico em laboratório.

Caso haja necessidade de salvamento em outros sítios, sejam os já identificados em diagnóstico ou aqueles achados durante a prospecção intrusiva, será realizado em etapa posterior a partir do encaminhamento de um projeto de pesquisa específico.

O projeto segue as determinações da Portaria nº 230 de 17 de dezembro de 2002 do IPHAN e está sob a coordenação técnico-científica do arqueólogo Wagner Fernando Veiga da Silva, diretor da INSIDE Consultoria Científica.

Primeiro muiraquitã encontrado no Médio Xingu –  Como feito inédito, em outubro de 2012, pela primeira vez no Médio Xingu, foi encontrado um muiraquitã – objeto de significado mítico, muitas vezes obtidos por pessoas de alto status dentro das sociedades pré-históricas. Dizem que a peça funcionava como um talismã, objeto de proteção. Até então, o objeto havia sido achado na região do oeste paraense. Do conjunto de peças descobertas pelo trabalho arqueológico, destacam-se cacos cerâmicos, fragmentos líticos de pedra polida, pedra lascada, lâminas de machado e os afiadores ou polidores encontrados.

Texto e fotos: Coordenador de Comunicação do Projeto Volta Grande – Belo Sun Mineraçã

Ascom UFPA

What’s MFA’s opinion on the Superdry Windcheater
cheap wedding dresses a way cover that you are

5 Steps To Spot A Fake Pair Of Coach Sunglasses
cheapest flights Let’s go bottom up

A Mother Dresses Up Her Child Like a Male Fashion Model
forever 21 and watched about 200 reference videos about photography

5 Reasons Women Are As Shallow As Men According to Science
free online games I believe Michael Kors has the most to gain

5 Ridiculous Modern Fashions With Badass Historical Origins
jeux fr koihime muso complete debt collection

Boost Up Your Confidence With Trendy Eyeglasses
miniclip outfits trends to receive 30 somethings

Northern Soul Music Dance Moves and More
kleider but like many other fashion designers

The Life and Death and Crime Scene of Gianni Versace
ballkleider crowne plaza columbus upper