UFPB desenvolve pesquisa com Instituto Israelense de Ciência

A Universidade Federal da Paraíba firma convênio de cooperação científica com o Weizmann Institute of Science de Israel. O convênio é para desenvolver uma proposta na área de ótica, uma das cinco escolhidas e a única no campo da física. O Weizmann é a décima mais importante instituição de pesquisa do mundo e a primeira do mundo fora dos Estados Unidos.

Como parte do acordo, o professor Yaron Silberberg do Weizmann esteve proferindo palestra na UFPB mostrando como são feitas as pesquisas e em que área do Instituto israelense acontece o projeto de cooperação.

O estudo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com físicos do Instituto Weizmann, em Israel. Ressalta-se que a pesquisa foi inteiramente pensada pelo professor Itamar Vidal do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN/UFPB).

A ferramenta não é apenas importante para aplicações tecnológicas com luz laser, mas alcança vários campos da ciência que necessitam de modelos aleatórios que contenham memória: modelos de decisão estratégica, biológicos, químicos, comportamentos sociais e econômicos.

O artigo da equipe desse estudo – Light with Tunable Non-Markovian Phase Imprint – foi publicado na prestigiada revista americana Physical Review Letters. O alcance da pesquisa foi reconhecido pela revista inglesa Nature, que publicou em sua seção News&Views uma explanação sobre o tema, o artigo e sua importância. Também foi citado como destaque pela página da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Este projeto conta com apoio da reitoria da UFPB e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG), pois todo o aporte financeiro foi provido por parte do convênio.

Atualmente o professor Itamar Vidal se encontra no Weizmann, a convite do instituto, para continuar com as pesquisas no tema, pois ela tem relevância para outros ramos da ciência e tecnologia, já que é bastante promissora a possibilidade de aplicação industrial.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7430; ou pelo email: Itamar@otica.ufpb.br (link sends e-mail).

Confira abaixo as cópias dos artigos e os links:

http://journals.aps.org/prl/abstract/10.1103/PhysRevLett.115.073901 (link is external)

http://www.nature.com/nature/journal/v526/n7575/abs/526643a.html (link is external)

http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=693:luz-com-comportamento-nao-markoviano-controlavel&catid=151:destaque-em-fisica (link is external).

Agência de Notícias da Universidade Federal da Paraíba