UFPB – Brasil, Portugal e Espanha debatem democratização da arte

Cerca de 150 pesquisadores de Brasil, Portugal e Espanha debaterão democratização da arte e da cultura no 2º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão (CIAMI), na 7ª Bienal Internacional de Arte Postal (BIAP) e no 10º Encontro Paraibano de Arteterapia (EPA).

Os eventos serão realizados, de modo integrado, desta quinta-feira (22) ao sábado (24), no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus-sede, em João Pessoa.

 “Teremos conferências com José Carlos de Paiva, diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal, e com Lêda Guimarães, presidente da Federação Brasileira de Arte/Educadores (FAEB)”, destaca Robson Xavier, pesquisador do Departamento de Artes Visuais da UFPB e um dos organizadores dos eventos.

“Na sexta-feira (23), discutiremos arte e acessibilidade e museus de arte. Já a Bienal Internacional de Arte Postal apresentará trabalhos de jovens com síndrome de down e deficiência visual.” De acordo com o docente, os espaços funcionarão experimentalmente, para troca de experiências e investigações desenvolvidas em universidades brasileiras.

Os eventos contam com o apoio do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), entre UFPB e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI) e do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS), ambos da UFPB. A programação completa pode ser conferida nesta página eletrônica.