UFPB renova acordo de cooperação técnica com Ohio State University

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) renovou, por mais cinco anos, acordo de cooperação técnica com a Ohio State University (OSU), dos Estados Unidos, no âmbito do programa internacional Global One Health initiative (GOHi).

O documento foi assinado em 18 de abril, no campus de Columbus, pelo vice-presidente de finanças e inovação da OSU Michael Papadakis, pelo diretor executivo da GOHi Wondwossen Gebreyes e pelo pró-reitor de pesquisa da UFPB Isac Almeida de Medeiros, acompanhado do pesquisador Celso Oliveira, do departamento de zootecnia da UFPB.

Em mesa redonda, Isac Medeiros falou a pesquisadores, estudantes e funcionários da OSU. O pró-reitor fez uma apresentação sobre a UFPB, destacando os principais avanços da instituição nos últimos anos, e sobre as oportunidades de pesquisa e capacitação no Nordeste do Brasil.

Parceria

O acordo de cooperação envolve uma parceria entre a OSU, a UFPB, a Universidade de Nottingham e a Universidade de Liverpool para o enfrentamento de desafios globais relacionados à Saúde. Os principais objetivos do GOHi são melhorar a capacidade de pesquisa, as competências e a competitividade de estudantes e docentes, como base para atender à crescente demanda por uma força de trabalho científica qualificada para lidar eficaz e eficientemente com doenças, na sua interface animal, humana e ambiental, fortalecendo o sistema Global One Health.

Assim, os fomentos à mobilidade institucional e à capacitação técnica estão entre as principais estratégias da parceria. O convênio prevê o intercâmbio de pesquisadores para estudos avançados e atividades acadêmicas, a criação de programas conjuntos de pós-graduação, a promoção de eventos acadêmicos e o desenvolvimento de trabalhos científicos e produtos técnicos.

“Essa é uma parceria que dura mais de dez anos. Já recebemos, na universidade, muitos professores e alunos, e também enviamos para lá. Um dos projetos mais interessantes que desenvolvemos examina a resistência antimicrobiana e é liderado pelo professor Celso Oliveira, que representou a UFPB, comigo, na visita à OSU”, conta Isac Medeiros. O projeto de Oliveira, vinculado ao GOHi e financiado pelo Departamento de Estado Norte-Americano, envolveu pesquisadores e doutorandos de diversas formações e nacionalidades em torno do objeto da pesquisa.

Sobre as perspectivas para os próximos meses, Medeiros informou que está em discussão uma proposta mais ampla dentro da parceria, que engloba o cofinanciamento de pesquisas em outras áreas do conhecimento. “Eles têm um hospital exclusivo para o tratamento do câncer e têm produzido novas drogas para combater a doença. Nós temos interesse em elaborar novos fármacos e, também, em criar projetos na área de meio ambiente”, adianta o pró-reitor.

O programa Global One Health initiative (GOHi), criado em 2009, tem o intuito de conectar pesquisadores da OSU aos da Etiópia, Quênia, Tanzânia, México, Brasil, Tailândia, China e Índia, por meio abordagens coordenadas e multidisciplinares, com a principal finalidade de melhorar e de fortalecer o atendimento à saúde nesses países.

Atualmente, são objeto dos projetos da OSU, no âmbito do GOHi, as zoonoses, a resistência antimicrobiana, o câncer, a saúde materna e infantil, as plantas medicinais e a segurança alimentar, prevendo troca de conhecimentos, colaborações acadêmicas e compartilhamento de informações de forma presencial e a distância.

Fonte: ACS | Pedro Paz. Fotografias: Ohio State University