UFPB sedia Primeiro Seminário de Política Criminal e Prisões

O Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia nos dias 6 e 7 de dezembro, o “Primeiro Seminário de Política Criminal e Prisões”. O evento busca uma forma de expansão e difusão do pensamento crítico sobre Direitos Humanos, Prisões e Criminologia no Brasil. É dirigido para professores, estudantes e profissionais da área Jurídica.

O Seminário tem como finalidade suprir uma lacuna no âmbito das ciências sociais aplicadas no Brasil e de realizar o lançamento do Grupo de Pesquisa: Política Criminal, Sistema Penitenciário e Direitos Humanos e fomentar o intercâmbio de informações entre pesquisadores, ativistas, gestores e estudantes e a divulgação de trabalhos da área, propiciando um espaço oportuno para troca de experiências e estudos no campo do sistema prisional.

A programação inclui palestras, mesas-temáticas e grupos de trabalho abordando as seguintes áreas: Criminologia crítica, vitimologia, gênero e sexualidade: discursos e práticas político criminais; Mecanismos e estratégias político criminais de prevenção e combate à Tortura e à Violência Institucional; Modelos Político Criminais e Alternativas Penais: estratégias minimalistas, restaurativas e abolicionistas e Política Criminal, educação em prisões e Direitos Humanos. A submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira (16).

O seminário possibilitará e dará voz aos diversos estudantes, ativistas e professores locais que estudam e pesquisam sobre a temática, oportunizando que compartilhem seus conhecimentos e experiências no evento.

Na programação estão previstas a palestra de abertura com o tema “Mercados de Drogas, Violências e Desigualdades”; duas mesas temáticas sobre “Segurança Pública e Violência no Brasil” e “Política Criminal, Prisões e Direitos Humanos” e quatro Grupos de Trabalhos.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa: Política Criminal, Sistema Penitenciário e Direitos Humanos do CNPq, pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da UFPB, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDG) da UFPB.

Poderão participar estudantes, ativistas, professores e profissionais que se interessem pela temática. Outras informações e detalhes do evento podem ser conferidas acessando o endereço:  https://www.even3.com.br/seminarioprisoes.