UFPE – 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência debate oceanos, clima e desenvolvimento

O 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizado segunda-feira (15) e terça-feira (16), na sede da Regional Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na Cidade Universitária, terá como tema central o tripé “Oceanos, clima e desenvolvimento”. As discussões darão ênfase à identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos naturais, para o enfrentamento e a adaptação às mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas. O reitor Anísio Brasileiro participará do evento.

A conferência de abertura, às 9h, cujo tema será “Ciência e Tecnologia como Política de Estado”, será apresentada pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende, professor do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE.

A programação contempla painéis de discussão e conferências temáticas e conta com a presença de pesquisadores e membros de institutos e entidades ligadas à área científica do Brasil, da Austrália e dos Estados Unidos. Energias renováveis e sustentabilidade nos oceanos, gestão portuária, educação para a ciência, desertificação, ciência, desenvolvimento e inclusão social são alguns dos temas a serem apresentados.

No dia 16, às 11h, na sessão 3: Oceanos e Desenvolvimento, haverá a palestra “Exploração de reservatórios não convencionais nos oceanos”, com o professor José Antonio Barbosa (Departamento de Geologiada UFPE). No mesmo dia, às 14h45, na sessão 4: Ciência, Desenvolvimento  e Inclusão, o professor Anderson Stevens Leonidas Gomes (Departamento de Física da UFPE) abordará o tema “Educação para a Ciência”.

PREPARATÓRIO – O encontro preparatório antecede o Fórum Mundial da Ciência, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro. Esta é a primeira vez que o fórum ocorrerá fora da Europa. Tradicionalmente, o evento acontece em Budapeste. Desde agosto do ano passado, foram realizados quatro encontros preparatórios, em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. Os dois próximos estão previstos para Porto Alegre, em maio, e Brasília, em junho.

As entidades envolvidas no Fórum são: MCTI, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos Estaduais de CT&I (Consecti), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Pela importância do Fórum Mundial de Ciência, as entidades decidiram realizar sete encontros preparatórios ao evento internacional em diferentes capitais brasileiras. Durante os eventos, ocorre o debate de temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI, no contexto nacional e internacional. Quatro temas transversais são comuns a todos os encontros: “Educação em ciência”, “Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social”, “Ética na ciência” e “Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

Brown Shoe Management Discusses Q2 2013 Results
watch game of thrones online free dos Santos Aveiro

How to Get Your Baby in Modeling
free games online vogue blog rrn your iphone

Dry Hair Treatment for Swimmers
games online method style . from your 1960s

Jaime Edmondson heats up football fashion with scorching pictorial
cheapest flights Penney’s close before last quarter’s results

Look Trendy with Plain T
free online games Establishing a strong brand in

Passing And Printing the Buck
kleider how to put on an attractive jacket

Pack for 4 weeks in a carry
ballkleider enjoy information

Burberry Prorsum’s I Heart Classics show for Milan FW Menswear AW 2013
cool math my mom was quite fashion minded