UFPE – Acordo de cooperação beneficiará intercâmbio com instituto tecnológico de Cuba

A UFPE assinou na sexta-feira (29) protocolo de intenções para promover a cooperação científica, tecnológica e cultural com o Instituto Superior de Tecnologias y Ciencias Aplicadas de Cuba (InSTEC). O acordo, que tem duração de três anos, prevê o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino no campo das ciências exatas e aplicadas e intercâmbio entre docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Segundo o reitor Anísio Brasileiro, a UFPE vai disponibilizar de imediato um contrato de um ano para professor visitante nas áreas de Ciências Exatas, Ciência do Esporte, Pedagogia e Matemática, definidas como prioritárias. “Em paralelo, vamos nos reunir com a direção da Andifes em setembro e construir, junto à Capes e ao MEC, um projeto de cooperação Brasil-Cuba de formação doutoral, pelo qual estudantes e pesquisadores de Cuba possam vir a universidades brasileiras realizar seus doutorados”, acrescentou.

Para a reitora do InSTEC, Bárbara Garea Moreda, o acordo é importante devido ao avanço científico e tecnológico do Brasil e das universidades brasileiras. “Nós também estamos avançados em algumas áreas do conhecimento e o intercâmbio de conhecimento e de informação vai possibilitar o desenvolvimento de projetos em áreas importantes para as duas instituições”, destacou.

O InSTEC é um Instituto de Pesquisa de Cuba que atua em áreas de pesquisa estratégica para o país, a exemplo de instalações energéticas e nucleares, de radioquímica, física, ciência e inovação, materiais, química, biossegurança, meteorologia e ciências da gestão ambiental.

O encontro contou com a participação de professores da UFPE representantes das áreas que serão beneficiadas com o acordo e da diretora de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Jardelina Nascimento.

Ascom UFPE

How Do Guys Like Girls to Dress
watch game of thrones online free but not only does this law seem pointless

the World of Women’s Magazine Publishing
games online Lace is being added to fashions in the most peculiar places

What to wear to a ska punk concert
mermaid wedding dresses organized around business issues such as brand performance

Wholesale Fashion Accessories To Make Your Business Grow
cheap flights are in the end you making this fashion problem

National Student Loan Data System NSLDS
forever21 If you really want to look like her

Six new innovative fashion labels featured at Launch NYC Fall 2014
free online games Added to this is a small

Old Fashion Recipes for Doughnuts
jeux Things to remember is that you are not 20 years old

How to Choose a Perfect Formal Dress to Suit Your Body Shape
cool math games you want a Tic Tac