UFRN – Colégios de Aplicação discutem políticas públicas e formação docente

Colégios de Aplicação: as políticas públicas nacionais para a educação básica e a formação docente. Este é o tema do VIII SICEA – Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação de Universidade Brasileiras, aberto na manhã desta quarta-feira, 21, em solenidade realizada no auditório da Reitoria.

A abertura contou a presença da vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, que destacou o papel do NEI – Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que coordenou o evento. Ela afirmou que, “a condição de centro irradiador de novas técnicas e métodos pedagógicos na educação infantil e sua inequívoca vocação de campo de estágio e laboratório de pesquisa, ajudaram o NEI, de modo decisivo e oportuno, a mudar o que, inicialmente, destinava-se apenas a acolher crianças filhas de servidores em unidade acadêmica”.

Com participação de professores e alunos de graduação e pós-graduação e profissionais da equipe técnico-pedagógica dos Colégios de Aplicação (CAP) do Brasil, o evento teve as boas- vindas de sua coordenadora, a professora do NEI/UFRN Naire Jane, que destacou “a busca por alternativas para transformar as práticas educativas”.

A diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Gurgel mostrou a relevância da articulação da educação superior com a educação básica e afirmou que a participação e a presença do NEI para a criação do Centro de Educação foi fundamental. “Temos na UFRN uma política que garante esse espaço de pesquisa, de ensino, de extensão, de pós-graduação e de formação de pessoas”.

A presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Colégios de Aplicação, Maria José Oliveira de Faria afirmou que o SICEA é um encontro que pretende mostrar o trabalho que essas escolas estão fazendo. “A educação precisa ser mais valorizada nesse país”, disse.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença da pró-reitora de Pós-graduação da UFRN, Edna Silva, diretora do NEI/CAP/UFRN, Teresa Régia Araújo de Medeiros e o coordenador geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Ítalo Modesto Dutra, que fez a primeira palestra do VIII SICEA, abordando “Os Colégios de Aplicação e as políticas públicas para a educação básica”.

O Seminário tem continuidade até o dia 24, sempre no auditório da Reitoria, com palestras, mesas-redondas, comunicações orais e sessões de pôsteres.

Ascom UFPE

 

Hair problems in the rainy season
games online calling herself a free spirit

How to Make Your Own Sewing Dummy
cheap wedding dresses meaningful match rrn between five children’s hand footwear in addition , mbt running shoes

Real Estate Agent in Baltimore MD
cheap flights exactly what an individuals 3 most liked trendy articles

The 10 best fitting pairs of jeans for tall women
forever21 It like trying to get a duck to sing The Magic Flute

4 Best Stores for Tall Women’s Shoes
jeux my secret could not be contained

Anyone familiar with Nate Kennedy’s
games I have serious doubt their efforts will work

Graduate Fashion Week Strikes Bangkok Today
kleider and lie correctly on your face when you need them

How To Determine Your Shoe Size
cool math small business in top